Notícias

SÃO MIGUEL DO ANTA> POLÍCIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO “FACEBOOK”CONTRA QUADRILHA DE PERFIL FALSO NA REDE

Compartilhe
Divulgação PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta segunda-feira (23/5), a operação “Fakebook”, no município de São Miguel do Anta, na Zona da Mata mineira, por investigação que apura o uso de perfis falsos criados em rede social para atacar vítimas na cidade. Durante a ação, foram apreendidos celulares e roteadores, após cumprimento de mandados de busca e apreensão — expedidos pela Justiça — em vários locais do município, como residências e pontos comerciais de suspeitos de praticarem a atividade criminosa.

Os objetos encontrados foram encaminhados à perícia. As investigações prosseguem pela Delegacia de Furtos e Roubos, unidade da 5.ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Viçosa, pertencente ao 4.º Departamento da PCMG.

É CRIME CRIAR UM PERFIL FALSO NA INTERNET?

Se o fake é criado a partir de uma pessoa real, viva ou morta, o responsável poderá cometer o crime de falsidade ideológica, desde que cause dano a vítima. O ato de incorporar a personalidade de outras pessoas e manifestar em nome de outrem, inserindo declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante é crime de falsidade ideológica. O Código Penal, em seu artigo 307, estabelece que pratica crime aquele sujeito que atribui a si ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem, podendo ser condenado a uma pena de 3 (três) meses a 1 (um) ano de detenção.

Informações Núcleo avançado departamento de Polícia de Juíz de Fora — texto adaptado Jornal Ubaense online