INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OLIMPÍADAS NACIONAL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2026
Estão abertas as inscrições para a 5ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2026), iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que conta com o apoio da Energisa Minas Rio. A competição busca incentivar o uso consciente, seguro e sustentável da energia elétrica entre estudantes de todo o país.
Podem participar alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, pela primeira vez, estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio das redes pública e privada. A expectativa é reunir mais de 660 mil participantes. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelas escolas até 15 de setembro, por meio do site oficial da olimpíada. Após o cadastro, os professores ficam responsáveis pela inscrição dos alunos e pelo acompanhamento das atividades. INSCRIÇÕES AQUI
A ONEE é promovida pela ANEEL, por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee. Nesta edição, a iniciativa conta com a participação de 48 distribuidoras de energia elétrica, entre elas a Energisa Minas Rio. Segundo a coordenadora de Eficiência Energética do Grupo Energisa, Fabiane Barbosa, a olimpíada fortalece as ações de conscientização sobre o consumo responsável de energia e outros recursos naturais, envolvendo estudantes e professores na disseminação de práticas sustentáveis.
A competição será realizada em duas etapas. Na primeira fase, os participantes enfrentam desafios gamificados sobre eficiência energética, segurança e sustentabilidade. Já na segunda, realizam uma prova objetiva pela plataforma oficial da olimpíada.
Cronograma
- Inscrições: até 15 de setembro.
- Primeira fase (desafios): de 4 a 18 de setembro.
- Segunda fase (provas): de 21 a 25 de setembro.
- Resultado: primeira quinzena de outubro.
- Semana Olímpica: de 9 a 13 de novembro.
- Cerimônia Nacional de Premiação: 12 de novembro.
Premiação
Os estudantes com melhor desempenho receberão medalhas de ouro, prata e bronze. O primeiro colocado de cada estado ganhará um notebook e uma viagem com despesas pagas para Brasília, onde participará da Semana Olímpica e do desafio final. Professores destaques também serão premiados com a participação no evento nacional.
