Notícias

RAQUEL GOMES DE SOUSA COSTA DIAS É RECONDUZIDA AO CARGO DE DEFENSORA PÚBLICA-GERAL DE MG

Compartilhe

Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias será empossada, novamente, defensora pública-geral de Minas Gerais pelo governador Romeu Zema, em uma cerimônia marcada para segunda-feira, dia 29 de abril. A posse acontecerá às 17h no Auditório da Unidade I da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em Belo Horizonte. Raquel da Costa Dias foi reeleita pela Classe na sexta-feira, dia 19 de abril, para seu segundo mandato como defensora pública-geral de Minas Gerais, que se estenderá de 2024 a 2026.

Com uma expressiva votação de 547 votos, equivalente a 84,87% do total, em uma eleição onde 646 defensoras e defensores públicos estavam aptos a votar, Raquel reafirma seu compromisso com a instituição e com a sociedade mineira.

Raquel da Costa Dias é, formada em Direito pela Faculdade Milton Campos, com pós-graduações em Direito e Assistência Jurídica pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático (IDDE) em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra/Portugal, além de especialização em Controle Externo pela Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo em convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Natural de Belo Horizonte, Raquel da Costa Dias ingressou na carreira de defensora pública em 2005, após aprovação no IV Concurso de Ingresso na Carreira de membros da DPMG. Antes disso, ela atuou como oficial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Ao longo de sua trajetória na Defensoria Pública, Raquel desempenhou diversas funções de destaque, incluindo coordenadora local da Unidade de Nova Lima, coordenadora das Defensorias de Famílias e Sucessões da Capital, assessora Jurídico-Institucional da Defensoria Pública-Geral, coordenadora de Estágio e Serviço Voluntário da DPMG, e chefe de Gabinete, cargo que ocupou entre 2018 e 2022, quando assumiu o posto de defensora pública-geral.

Em seu primeiro mandato, Raquel direcionou seus esforços para promover uma transformação social significativa. Durante o biênio anterior (2022-2024), a Defensoria Pública expandiu suas atividades, aumentando de pouco mais de 5 milhões para mais de 8,3 milhões de prestações jurídicas, incluindo mais de 20 mil atendimentos extrajudiciais apenas por meio de projetos institucionais.

Informações Assessoria Gabinete do Governo de Minas.