Notícias

MPMG CRIA PROJETO “EDUCAÇÃO, JUSTIÇA E ARTE” PARA ABORDAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TRABALHOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Compartilhe
O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, discursou sobre a relevância do uso de imagens, sejam fotografias ou charges, no diálogo com a comunidade. “Muitas mensagens ficam para o resto da vida, dependendo do momento, da forma, do alcance e da criatividade no artista.”
A coordenadora do Caoeduc, Promotora, Ana Carolina Zambom, lembrou de Ziraldo, cartunista e ilustrador falecido no início do mês, como exemplo desta abordagem. “Ele fez do riso uma reflexão. Ele percebeu desde cedo que dialogar com adolescentes e jovens é uma fonte inesgotável de educação”, comentou.

O Ministério Público de Minas Gerais apresentou o projeto “Educação, Justiça e Arte” com o intuito de promover discussões sobre questões educacionais por meio da linguagem artística. Em parceria com cartunistas, promotores de justiça e a comunidade escolar, o projeto visa abordar temas como Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Evasão Escolar, entre outros. Serão realizadas atividades educativas e culturais ao longo de oito meses, culminando na produção de uma websérie com 12 episódios, além de uma exposição de charges e cartuns.

O objetivo é aproximar a população das discussões e do trabalho do Ministério Público, promovendo uma compreensão mais ampla sobre direitos coletivos, como o direito à educação. A iniciativa busca seguir o exemplo de Ziraldo, que usou o humor como forma de educação e reflexão. A importância da comunicação visual foi ressaltada, reconhecendo o poder das imagens para transmitir mensagens duradouras.

O projeto também valoriza o papel dos cartunistas em abordar temas sérios de maneira lúdica, facilitando o diálogo e a compreensão. Além disso, haverá um concurso de charges e cartuns, destacando o talento existente nas escolas públicas de Minas Gerais. A cerimônia de lançamento contou com a presença de diversas autoridades do Ministério Público.
Saiba mais AQUI

Informações e fotos MPMG