Notícias

UBÁ> MORADORES DA AV.GOV.VALADARES RECLAMAM DE TERRENO CHEIO DE MATO. DUAS IDOSAS ESTÃO ACAMADAS VÍTIMAS DE DENGUE

Compartilhe
Moradores estão preocupados depois que duas idosas foram contaminadas

De janeiro de 2024 até agora, o Brasil registrou mais de 2,3 milhões de casos prováveis de dengue. Nos 31 municípios da Gerência Regional de Saúde de Ubá, até o dia fevereiro, foram registrados 474 casos prováveis de dengue, sendo, 78 casos confirmados e dois óbitos em investigação para a doença, conforme painel de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

É PRECISO CUIDADO!

Por meio do Decreto 7.219, a Prefeitura de Ubá, colocou o município em estado de alerta e emergência para intensificar as ações de prevenção e combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, porém, mesmo com medidas tomadas pela administração municipal, ainda há muitos problemas e falta de colaboração. É o caso da reclamação de moradores da Avenida Governador Valadares, centro. As informações que duas idosas estão em repouso em suas residências em recuperação após contrair Dengue, a família alega que um terreno tomado pelo mato nas proximidades pode ser um criadouro do mosquito. Ainda segundo um morador, há na mesma rua, uma residência que está fechada e, existe a possibilidade da caixa de água estar sem tampa e outros pontos de criadores do mosquito Aedes aegypti.

Aos sintomas, febre
alta > 38.5 °C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos e Mal-estar, procure o médico nas UBS ou na Policlínica. Devido o feriado, a Policlínica Regional, no centro, nos dias 28 e 29/03 (quinta e sexta-feira), o funcionamento acontece em regime de plantão de 07h às 22h.


A CULPA NÃO É SÓ DO VIZINHO
Medidas de proteção são importantes e começam dentro da própria residência. Com o alto índice contaminação, o uso de repelentes é necessário, mas não tem nenhum efeito sobre a infestação de mosquitos. Por isso, é importante ficar atento as dicas:

1. Atente-se aos vasos de plantas

Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

2. Livre-se de objetos que acumulam água

Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

3. Armazene garrafas da forma correta

Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

4. Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água

As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

5. Higienize recipientes que armazenam água

Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

6. Tenha cuidado com o lixo

Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.