Notícias

INTERNACIONAL> RÚSSIA ANUNCIA PRIMEIRA VACINA CONTRA COVID-19.NÃO FORAM DIVULGADOS ESTUDOS DOS TESTES

Compartilhe
Publicidade

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (11) que a Rússia é o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus. Apesar do anúncio, sabe-se pouco sobre a eficácia dessa vacina, e ela vem sendo questionada por especialistas internacionais.

A página da Organização Mundia da Saúde(OMS) na internet relata os estágio de desenvolvimento das pesquisas de vacinas ao redor do mundo. A última atualização dessa informação foi feita em 31 de julho. No relatório divulgado na internet, consta que a vacina russa do Instituto Gamelaya está na fase 1 do processo – seria necessário observar três fases completas para começar a vacinar em massa.

Mais de 100 vacinas estão desenvolvidas em todo o mundo, e pelo menos 4 delas estão na fase 3, etapa final, de acordo com a OMS.

SEM DIVULGAÇÃO DE DADOS

A Rússia não publicou nenhum estudo ou dado científico sobre os testes que realizou. Não se conhecem os detalhes sobre as fases do processo, que geralmente devem ser cumpridos antes de uma nova vacina ser aprovada e lançada no mercado.

Segundo o presidente Putin, no entanto, a vacina russa é “eficaz”, passou em todos os testes necessários e permite obter uma “imunidade estável” contra a Covid-19.

As agências internacionais informam ainda que o presidente russo afirmou que uma de suas filhas já tomou a vacina. Suas filhas são Maria, de 35 anos, e Ekaterina, 34. As agências não souberam informar qual delas teria tomado a vacina.

Informações G1/Globo/vacina

foto capa divulgação