Notícias

UBÁ> A DOAÇÕES DE LEITE MATERNO PODE SALVAR DEZENAS DE BEBÊS

Compartilhe
Brenda Lorrane Oliveira Antônio é mãe de três crianças, e já doou duas vezes

O Banco de Leite do Hospital Santa Isabel de Ubá, reforça a importância das doações para que o projeto de amamentação atenda cada vez mais mães e bebês em recuperação.

Quem pode e como doar?

Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, toda mulher em fase de lactação, que esteja amamentando o seu bebê, seja saudável e não recorra a medicamentos que interfiram na amamentação, pode ser uma doadora. Não é necessário ter uma alta produção de leite e não existe quantidade mínima para doação. 

“Apenas 1 litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. A alimentação é calculada conforme o peso do bebê, então é normal tomarem de 30 a 60ml por dia. Uma mulher que está em fase de lactação consegue retirar bem mais que isso por semana para doar, além do que produziu para amamentar seu próprio bebê”, informou a nutricionista Caroline Correia.

Para se candidatar e receber informações sobre como doar para o Banco de Leite do Hospital Santa Isabel, de Ubá, ligue para 3539-1167. 

Ato de amor 

Brenda Lorrane Oliveira Antônio é mãe de três crianças – Lorenzo (6), Lorena (4) e Laura (8 meses) – e doadora pela segunda vez. Na primeira oportunidade, ela doou seu leite por 18 meses. Agora, após o nascimento da sua caçula, já são oito meses ordenhando por uma causa maior. 

“Meu primeiro filho nasceu com apenas 29 semanas, pesando 885 gramas. Em razão da prematuridade, saúde frágil e várias incertezas, a única coisa que eu podia fazer por ele era garantir que recebesse o leite materno. Na maternidade em que ele nasceu não havia banco de leite, então essa responsabilidade era integralmente minha. Foi quando entendi o valor de cada gota de leite em sua recuperação – ainda que fossem apenas 2ml, que era o que ele recebia via sonda, inicialmente”, recorda Brenda.