Notícias

UBÁ> BANCO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL SANTA ISABEL PRECISA DE DOAÇÕES

Compartilhe
Caroline Corrêa, nutricionista coordenadora do Banco de Leite Humano do HSI

Com o estoque do leite humano quase zerado e o número baixo de voluntárias registrado em fevereiro, o Banco de Leite do HSI reforça a importância das doações para que o projeto atenda cada vez mais mães e bebês em recuperação.

Atualmente, o estoque atende somente aos bebês prematuros de até 1,5kg internados na UTI neonatal, e ainda há aqueles maiores na terapia intensiva, pediatria e berçário. “Praticamente, só as mães dos recém-nascidos internados têm feito doações. Externamente, poucas são voluntárias. Com isso, há dias em que temos que alimentá-los com fórmula, complementando o leite materno, por não termos a quantidade necessária em estoque”, explicou Caroline Corrêa, nutricionista coordenadora do Banco de Leite Humano do HSI.

Quem pode e como doar?

Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, toda mulher em fase de lactação, que esteja amamentando o seu bebê, seja saudável e não recorra a medicamentos que interfiram na amamentação, pode ser uma doadora. Não é necessário ter uma alta produção de leite e não existe quantidade mínima para doação. 

“Apenas 1 litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. A alimentação é calculada de acordo com o peso do bebê, então é normal tomarem de 30 a 60ml por dia. Uma mulher que está em fase de lactação consegue retirar bem mais que isso por semana para doar, além do que produziu para amamentar seu próprio bebê”, informou a nutricionista.

Para se candidatar e receber informações sobre como doar para o Banco de Leite do Hospital Santa Isabel, de Ubá, ligue para 3539-1167. 
Por Keila lima