Notícias

APLICATIVO CELULAR SEGURO, JÁ CONTA COM 600 MIL CADASTROS

Compartilhe
Publicidade

Nem todos que perdem ou têm um celular roubado sabem, mas o bloqueio do aparelho feito diretamente com a operadora ainda é uma das maneiras mais seguras de garantir que o telefone não seja passado, adiante, revendido ou usado por outra pessoa. Em geral, mas não necessariamente, isso é feito por meio do número IMEI, uma espécie de identificação exclusiva de cada dispositivo.

Para aumentar essa segurança, o Governo Federal, lançou o aplicativo Celular Seguro, desde o último 20 de dezembro. O App está disponível nas plataformas Google Play e App Store.

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a Federação Brasileira de Bancos e com a Anatel, o aplicativo permite o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho em casos de roubo ou furto. O objetivo do poder público e da iniciativa privada, que participou ativamente das discussões para desenvolvimento do aplicativo, é reduzir a incidência desse tipo de crime no país.

Quase 1 milhão de incidentes de furto e furto de equipamentos foram registrados em 2022, segundo dados oficiais. No entanto, como muitas pessoas não têm crimes registados, o número é provavelmente muito mais elevado.

A plataforma Celular Seguro, aplicativo do governo federal desenvolvido para proteger smartphones e aplicativos digitais, bloqueou 652 aparelhos por dia desde seu lançamento, na quarta-feira (20). Ainda conforme a pasta, o aplicativo já recebeu mais de 600 mil cadastros (CPFs). São mais de 441 mil aparelhos conectados (um mesmo CPF pode estar atrelado a mais de um dispositivo.)FonteCNN.

Como funciona?

  1. Instale o aplicativo “Celular Seguro” nas plataformas Google Play ou App Store;
  2. Faça o login utilizando a conta gov.br (o usuário deve inserir o CPF e a senha);
  3. Ao entrar no aplicativo, o usuário deve se ater aos termos de privacidade e concordar com os termos;
  4. Na página inicial, o responsável por realizar o cadastro pode: indicar uma pessoa de confiança; registrar um número de telefone; ou registrar ocorrência.

Como cadastrar pessoa de confiança?

Logo após acessar o aplicativo “Celular Seguro” com os dados de login, o usuário deverá preencher o cadastro da pessoa de confiança com o nome, CPF, telefone, e-mail.

Como registrar um telefone?

Para cadastrar o telefone na plataforma, o usuário deve clicar em “registrar telefone”. É importante saber que a pessoa não tem quantidade limite de dispositivos para cadastrar, porém, todos os aparelhos devem estar inscritos com o CPF do usuário.

Como registrar uma ocorrência?

Quando o usuário estiver com todos os dados e a pessoa de confiança cadastrada, em caso de roubo, deverá preencher os critérios:

  • Data;
  • Tipo de situação;
  • Hora;
  • Estado;
  • Cidade;
  • Clicar em “emitir”.

Ao final da denúncia, será gerado um protocolo para o usuário acompanhar o andamento com as instituições cadastradas no programa. No caso, bancos e empresas de telefonia.