MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG É OFICIALMENTE CAPITAL DO DOCE DE LEITE
Compartilhe
O município de Viçosa – MG, foi oficialmente alçada a capital estadual do doce de leite de Minas Gerais. A lei número 24.318 que concede o título foi publicada no Diário Oficial do estado foi assinada nessa terça-feira (9/5) pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite. A proposta de lei foi apresentada em fevereiro de 2022 pelo deputado estadual Coronel Henrique e entra em vigor na data da publicação.
Essa é a segunda legislação referente ao famoso Doce de Leite de Viçosa. Em janeiro de 2022, foi sancionada a Lei nº 24.033, que entende “como relevante a declaração do Doce de Leite Viçosa, produzido no Município de Viçosa, como patrimônio cultural imaterial do Estado, haja vista a simbologia, a história, qualidade e tradição da iguaria fabricada no referido Município mineiro.”
História do doce de leite
O Doce de Leite Viçosa é produzido pelo Laticínio Escola da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da Universidade Federal de Viçosa, desde os anos 1980. Inicialmente, a produção do doce era destinada apenas ao consumo dos estudantes e clientes do refeitório da instituição de ensino. O produto foi lançado no mercado local em 1988, com a denominação “Doce de Leite em Pasta Funarbe”, e, em 1992, passou a ser comercializado como Doce de Leite Viçosa, em função da adoção da marca “Viçosa” pelo Laticínio Escola. Desde 2000, quando participou pela primeira vez do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o Doce de Leite Viçosa vem divulgando o nome do município e da universidade pelo país. Em todas as edições de que participou, foi premiado entre os três primeiros colocados. Em 2019 se tornou recordista no concurso, ao ser vencedor pela décima vez.
Fonte : em.com.br