Notícias

UBÁ> VIZINHANÇA RECLAMA DE LOTE SUJO E INFESTAÇÃO DE CARAMUJO NA LIGAÇÃO

Compartilhe
Em contato com a pele humana, pode ocasionar dor de cabeça muito intensa, febre, vômitos, rigidez de nuca, formigamento, dentre outros. 

Moradores têm reclamado da infestação do Achatina fulica, conhecido como caramujo africano, o molusco pode pesar 200 gramas, e medir cerca de 10 centímetros de comprimento e 20 de altura. Sua concha é escura, com manchas claras, alongada e cônica. Além disso, sua borda é cortante. Foi introduzido ilegalmente em nosso país na década de 80, no Paraná, com o intuito de substituir o escargot, uma vez que sua massa é maior que a destes animais. Levado para outras regiões do Brasil, tal espécie acabou não sendo bem-aceita entre os consumidores, e também proibida pelo IBAMA, fazendo com que muitos donos de criadouros, displicentemente, liberassem seus representantes na natureza, sem tomar as providências.

Esses moluscos são encontrados em lotes vagos, com muito mato e umidade. Recentemente uma moradora da região da Ligação, contactou o vereador Gilson Pica Pau e pediu que fosse tomado providências. O lote onde estava os caramujos, foi limpo e o problema, parece que acabou.

Moradores da região da Fazendinha e Mangueira Rural, também reclamam de lotes sujos e pedem que a prefeitura notifique os proprietários e peça limpeza.

DOENÇAS

É verdade que o caramujo transmite doenças?

VERDADE

É no muco deste caramujo que podem ser encontrados parasitos que causam duas importantes zoonoses:
Angiostrongilíase Meningoencefálica Humana: causada pelo parasita Angiostrongylus cantonensis, os sintomas mais comuns são dor de cabeça muito intensa, febre, vômitos, rigidez de nuca, formigamento, dentre outros. Seu ciclo envolve roedores, portanto o controle de ratos auxilia na prevenção. Angiostrongilíase abdominal: causada pelo parasita Angiostrongylus costaricensis, geralmente não manifesta sintomas, embora em alguns casos possam ocorrer dor abdominal, febre, inapetência, náuseas, vômito e diarreia.

As doenças são transmitidas apenas pelo contato direto com o molusco – POR ISSO SEMPRE UTILIZE LUVAS PARA CAPTURA.
Em caso de contato acidental lavar com água e sabão.(fonte Science.Gob)