Notícias

MINAS GERAIS REGISTRA PRIMEIRA MORTE OCASIONADO PELA “VARÍOLA DOS MACACOS”

Compartilhe

foto capa ilustrativa

O Ministério da Saúde confirmou nesta, sexta-feira, (29/07, a primeira morte por varíola dos macacos no país. A vítima é de Minas Gerais. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, um homem de 41 anos, morreu em um hospital de Belo Horizonte ontem (28). A vítima enfrentava um câncer.
A informação inicial, repassada pelo próprio Ministério da Saúde por volta de 11h20, era de que a morte ocorreu em Uberlândia, no Triangulo Mineiro. No entanto, em nota, às 12h15, a pasta corrigiu o registro para  a capital Belo Horizonte. A Secretaria de Saúde de Uberlândia também emitiu nota afirmando não haver caso da doença ou de morte na cidade.

UBÁ
Circula nas redes sociais do município que duas pessoas apresentaram os sintomas da doença. Em contato com a secretaria de saúde de Ubá, através da assessoria de comunicação, até a divulgação dessa matéria, não tivemos resposta.

Situação no Estado

O boletim de monkeypox, a varíola dos macacos, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) traz um aumento de 37,3% nos casos suspeitos da doença no Estado. Na nota divulgada na quinta-feira (28), o número de casos suspeitos era de 83, enquanto a atualização desta sexta-feira (29) traz 114 diagnósticos em avaliação.

Os casos confirmados em Minas Gerais seguem em 44. Outros 78 casos foram descartados e dois casos foram classificados como prováveis. Todos os pacientes que testaram positivo para a varíola dos macacos são do sexo masculino, com idades entre 22 e 48 anos, em boas condições clínicas. Segundo a SES-MG, há um caso em acompanhamento hospitalar, devido à condição imunossupressora anterior.

Quais são os sintomas da varíola dos macacos?

Os primeiros sintomas da varíola dos macacos é febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. A doença se desenvolve com lesões na pele, primeiramente no rosto. As lesões também podem se espalhar para outras partes do corpo, incluindo os genitais. As lesões na pele parecem as da catapora ou da sífilis até formarem uma crosta, que cai depois. Os sintomas podem ser leves ou graves, e as lesões na pele podem ser pruriginosas ou dolorosas.(fonte:otempo)