Notícias

UBÁ> PARCERIA DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL É ASSINADO ENTRE EXECUTIVO E EMPRESA AMBIENTAL

Compartilhe
Leonardo Ivo(TNC), Prefeitura de Ubá, Edson Teixeira Filho

Na tarde dessa terça-feira (22/03), foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Prefeitura de Ubá e a TNC (The Nature Conservancy) Brasil, para implementação do programa Conservador. Trata-se de uma parceria para implementação do projeto de restauração e conservação da Mata Atlântica no município. Assinaram o documento, o Prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho e, representando a TNC Brasil, o técnico responsável pelo programa Conservador no estado de Minas Gerais, Leonardo Ivo.

Segundo o Especialista em Conservação da TNC Brasil, Leonardo Ivo, a estrutura institucional e a condução da política ambiental em Ubá foram fatores determinantes para construção dessa parceria. “Os projetos ambientais sempre elegem áreas prioritárias do ponto de vista da conservação, mas em Ubá há um elemento muito importante nessa equação que é a governança local. Ubá se mostrou um município já avançado em suas políticas públicas locais e, além da importância ambiental, a gente acredita que esse arranjo institucional existente vai favorecer muito nossas ações em campo. A TNC, a partir da assinatura desse memorando com a Prefeitura, vai trabalhar junto com a administração pública na identificação dos produtores rurais que queiram fazer a regularização ambiental de suas áreas, com o cercamento de nascentes e de reservas legais ou mesmo com a implantação dos projetos de restauração”, afirmou.

“O projeto Conservador na totalidade prevê a conservação e regeneração de 2.700 hectares de floresta em Minas, Rio e São Paulo. A expectativa é que na região da Zona da Mata, nós tenhamos um total de 300 a 400 hectares de áreas conservadas com pagamento de PSA ao produtor rural. O contrato tem a duração de 10 anos e o produtor participante, ou seja, que destina parte da sua propriedade para as ações de conservação florestal, recebe nos cinco primeiros anos os insumos necessários para a proteção de suas nascentes e cursos hídricos e o pagamento por serviços ambientais. Além disso, em dois momentos desse contrato, o produtor recebe um incremento de carbono dessas áreas. Esse carbono é dividido com o Mercado Livre, sendo a empresa que recebe esses créditos de carbono gerado para neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa” explicou Leonardo Ivo.

Em Ubá, a ideia é que as iniciativas do programa complementem e fortaleçam as ações já desenvolvidas pela Prefeitura junto aos 150 produtores rurais cadastrados no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, o PSA de Ubá.

Participaram da solenidade de assinatura o Supervisor Regional da URFBio Mata/IEF, Laio Verbeno Sathler;  Secretário Municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto, Secretário Municipal de Obras, João Gomes Júnior; do Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Gilger Eduardo de Menezes; representantes da EMATER e do Sindicato Rural; e servidores da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável.

Informações Prefeitura de Ubá