Notícias

PRÉDIO ONDE ESTÁ UEMG UBÁ É CEDIDO POR 20 ANOS

Compartilhe
Publicidade

Termo de Cessão de Imóvel foi assinado entre Prefeitura e UEMG , válido por 20 anos.

O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, recebeu em seu Gabinete, nessa quinta-feira (17), a reitora e o vice-reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues e Thiago Torres Costa Pereira. Durante o encontro, foram discutidos temas como o Termo de Cessão de Imóvel e melhorias no prédio onde funciona o campus na cidade.

O Termo de Cessão de Uso de Imóvel 16/22, autorizado pela Lei Municipal nº 4.954/21, permite a utilização pelo prazo de 20 anos do imóvel na Av. Olegário Maciel, onde funciona a unidade de Ubá, que possui 1.306,08 m² de área construída em um terreno de 4.630 m².

Em 2006, a Universidade do Estado de Minas Gerais, a Fundação Irailda Ribeiro (FUNIR) e a Prefeitura Municipal de Ubá uniram-se ao Governo do Estado de Minas Gerais para criarem a Unidade de Ubá e teve início o curso fora de sede de Design de Produtos. Em 2007 iniciou-se o curso de Licenciatura de Ciências Biológicas e em 2008 o curso de Licenciatura em Química.

Atualmente a UEMG – UBÁ possui alunos matriculados originários de Ubá e cidades adjacentes, um corpo docente com titulação, diversas linhas de pesquisa e extensão, contando com bolsas, iniciação científica e projetos fomentados pela FAPEMIG e pelo CNPq.

MELHORIAS NA SEDE

Após a formalização da parceria entre a Prefeitura e a Universidade, a instituição poderá dar início a processos de manutenção no prédio e intervenções na infraestrutura. O prefeito Edson e o secretário municipal de Obras, João Gomes Júnior reafirmaram o apoio à UEMG e se comprometeram em apresentar um projeto para as melhorias necessárias, como a reforma completa do telhado, reparo no forro, instalação elétrica e pintura do prédio. Também será elaborado um projeto de expansão do campus com a construção de novas salas de aula que serão custeadas com recursos próprios da UEMG.

A reitora Lavínia Rosa Rodrigues afirmou que a instituição realizará os investimentos necessários para a melhoria do campus Ubá. “Ficamos muito felizes com esta parceria e pretendemos, após as reformar necessárias, estudar a ampliação dos cursos disponibilizados em Ubá”.