Notícias

DELEGACIA REGIONAL DE UBÁ APRESENTA BALANÇO DE 2021 DAS ATIVIDADES REALIZADAS

Compartilhe
Publicidade

Aquisição de uma viatura caracterizada, decorrente de verba parlamentar, do deputado Wendell Mesquita, destinada à Delegacia de Repressão a Narcóticos

A Delegacia Regional com sede em Ubá, registrou em 2021, mais de 160 prisões efetuadas, 19 adolescentes apreendidos, 340 diligências executadas para cumprimento de mandados de prisão, 9.211 documentos de identidade confeccionados, 42.343 documentos de trânsito emitidos, 6.594 exames de legislação e 15.114 exames de direção veicular realizados. Esse foi o resultado de algumas das atividades de polícia judiciária desenvolvidas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) até 3 de dezembro deste ano, no município de Ubá, no âmbito da 2.ª Delegacia Regional de Polícia Civil (2.ª DRPC). A unidade policial compreende 17 municípios, sete comarcas e pertence ao 4.º Departamento de Polícia Civil, com as Delegacias Regionais em Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé e Viçosa.

Segundo o delegado regional, Diêgo Candian Alves, 3.831 procedimentos investigativos foram instaurados no período e 3.859 procedimentos investigativos também foram relatados e remetidos à Justiça. “Tivemos 486 medidas protetivas expedidas pela Polícia Civil, 2.877 laudos de perícia criminal e 745 laudos do Posto de Medicina Legal, emitidos. Além disso, houve vários levantamentos realizados pela Agência de Inteligência da Delegacia Regional que contribuíram com as investigações”, informa, complementando que 82% dos homicídios, entre tentados e consumados, também foram esclarecidos neste ano. “Somente em Ubá, 67 suspeitos foram indiciados”, ressalta.

 

PRINCIPAIS AÇÕES EM 2021

Em julho, a PCMG também desencadeou a operação “Cavalo de Troia”, com apoio da Polícia Militar, no bairro São Domingos. A manobra culminou no cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão — com apreensão de drogas — e na prisão de cinco suspeitos pela prática do crime de tráfico de drogas. Também foi cumprido mandado de prisão preventiva em desfavor de um investigado, em razão de crime de homicídio tentado ocorrido em 19 de abril.

No mês seguinte, uma ação conjunta entre PCMG e PMMG resultou na apreensão de aproximado uma tonelada de carne em abatedouro clandestino. Na época, um suspeito foi preso. Já em setembro, também foi preso um suspeito de liderar uma organização criminosa no bairro São Domingos e de ter praticado homicídios.

Ainda no mês de setembro, a operação “Azar Certo” prendeu o suspeito de ser o líder de organização criminosa que estaria aplicando golpes de consórcio em mais de 100 vítimas, gerando prejuízo de cerca de R$5 milhões no total, além de praticar lavagem de dinheiro. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Ubá, Juiz de Fora e São Sebastião do Paraíso, mas também no Espírito Santo, em Marataízes.

A operação integrada entre PCMG e PMMG, denominada “Súcia”, foi deflagrada em outubro e visou combater o narcotráfico e o crime organizado em Ubá. A ação resultou na apreensão de drogas e simulacros de armas de fogo, bem como na prisão de 12 investigados. Por fim, a operação “Paralizzante” foi realizada visando desmantelar uma organização criminosa suspeita de financiar o tráfico de entorpecentes na região de Guarani. Na ocasião, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e nove pessoas também foram presas.

Também foi apurado o roubo qualificado consumado em Ubá, ocorrido no dia 11 de maio, quando a vítima parou o veículo dela, no bairro Santa Bernadete, para trocar o pneu do seu veículo, ocasião em que foi surpreendida por quatro indivíduos em duas motocicletas, anunciando o assalto. Na ocasião, eles roubaram o automóvel e abandonaram o carro na Zona Rural de Ubá, com a vítima no porta-malas. O inquérito policial foi concluído, com identificação dos suspeitos de cometerem a prática criminosa, com representação por prisão preventiva em desfavor dos investigados. Ainda no mesmo mês, outro roubo foi realizado no dia 14, na Colônia Padre Damião, e o inquérito que apurou o crime também já foi concluído, com pedido de prisão à Justiça.

Em dezembro de 2021, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), realizou a prisão de um jovem de 22 anos, na Zona Rural do município de Paula Cândido, na Zona da Mata mineira. Ele é suspeito de ter cometido suposto homicídio consumado, ocorrido no dia 24 de outubro, na cidade de Ubá, em desfavor de um rapaz de 32 anos. O inquérito policial foi concluído e remetido à Justiça com representação pela prisão preventiva do investigado.

AÇÕES SOLIDÁRIAS

Em março, foram arrecadadas doações para famílias atingidas pelas chuvas na Zona da Mata. Policiais civis de Ubá e de Rio Pomba, em parceria com integrantes de clubes de motociclistas da região, destinaram dois caminhões carregados com donativos aos municípios de Ubá, Carangola e Piraúba. A PCMG também emitiu carteiras de identidade para idosos de uma instituição em Ubá. Na ocasião, foram confeccionados 22 documentos de identificação. No mesmo mês, a Polícia Civil participou de campanha para arrecadar caixas de bombons para unidades de acolhimento infantil, em parceria com o Airsoft Valknut. Mais de 300 embalagens com chocolates foram arrecadadas. As doações foram remetidas, na Páscoa, às unidades de acolhimento infantil.

No inverno, no mês de julho, a “Campanha Doe Calor, Doe Amor” aqueceu moradores de rua em Ubá. A iniciativa conseguiu arrecadar, cerca de, 200 itens de agasalhos. Em agosto, a 2.º DRPC em Ubá também reforçou canais de denúncia para combater a violência contra a mulher, no mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o agosto Lilás.

Campanha do agasalho

Parcerias

Em Ubá, verbas oriundas de sentenças condenatórias e transações penais possibilitaram a aquisição de seis baterias extras e dois drones e de R$110 mil, valor destinado à compra de uma viatura caracterizada para a Delegacia de Repressão a Homicídios de Ubá. “Também foram adquiridos quatro computadores, por meio de parceria com a Cooperativa de Crédito Credisudeste Ltda, da agência do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), do município de Ubá, na Zona da Mata mineira. Os equipamentos foram destinados ao Plantão Regionalizado e à Agência de Inteligência”, destaca Diêgo Candian Alves, complementando que outros três computadores também foram adquiridos, oriundos da Assembleia Legislativa de Minas, por meio de solicitação do deputado Hely Grilo, destinados às delegacias de Ubá. “Também houve a aquisição de uma viatura caracterizada, decorrente de verba parlamentar, do deputado Wendell Mesquita, destinada à Delegacia de Repressão a Narcóticos”, conclui.

 

Computadores adquiridos foram destinados ao Plantão Regionalizado e à Agência de Inteligência