Notícias

“VENHA AQUI”> PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ FAZ PRONUNCIAMENTO CONTRA AUMENTO DE 74% NA TAXA DE ESGOTO

Compartilhe
Publicidade

Presidente usou a Tribuna alertando as manobras do diretor-geral da Arsae

Aconteceu nessa segunda-feira,27/09, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Ubá. Entre os requerimentos e indicações, destaque para o pronunciamento do Presidente da Casa,vereador José Roberto Filgueiras (REPUBLICANOS). O representante usou a Tribuna do plenário para “reclamar” das ações do Diretor-Geral da Arsae (Agência reguladora de abastecimento e esgotamento de Minas Gerais) —  Antônio Claret de Oliveira Júnior.

Segundo o Presidente da Câmara de Ubá, o diretor mostrou-se indiferente com a situação de cada município atendido pela Copasa e ainda comemorou o indeferimento da Justiça em uma ação movida pela Defensoria Pública Estadual.

 

Arsae-MG publica resolução que autoriza redução histórica nas tarifas da Copasa
Em média, os consumidores de água e esgoto terão redução de 1,52% na conta

Esse é o título que consta no site da Arsae, após publicar no Diário Oficial do Estado, a resolução n.º154/2021, que autoriza a Copasa a aplicar aos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário as novas tarifas e regras para o próximo ciclo tarifário (2021 a 2025). As novas regras já estão em vigor deste agosto. Segundo a Arsae, haverá uma redução inédita no valor das tarifas de água e esgoto, em média redução de 1,52% na conta, e unificação geral da tarifa para o serviço de esgoto. Essa nova tarifa representa o valor de 74% da tarifa de água, bem inferior aos 100% atuais para quem tem o esgoto tratado.

(Saiba mais aqui)

RESUMINDO

Como a nova tarifação, municípios atendidos pela Copasa e já possui 100% do tratamento de esgoto, terão uma redução na conta de água. Antes, os valores do esgoto era cobrado proporcional a pretação de serviço. Exemplo: se a cidade A tem esgoto 100% tratado, era cobrado um acréscimo de 100% em cima do consumo de água, com a mudança na tarifação, essa mesma cidade A, pagará agora, em média de 74 a 84%.

O QUE MUDA EM UBÁ?

No município ubaense, não existe o tratamento de esgoto, mas a coleta e transporte do esgoto. Por este serviço, os munícipes pagam em média 25 a 27%. Com essa alteração autorizada pela ARSAE, a Copasa agora cobra em cada conta de água o valor adicional de 74%. O contrato com a Copasa foi assinado em dezembro de 2017 e tem validade de 30 anos.

Veja o pronunciamento do Presidente da Câmara Municipal de Ubá  aqui (39´11)

ARSAE

Diretor-Geral

Antônio Claret de Oliveira Júnior

E-mail: antonio.claret@arsae.mg.gov.br

gabinete@arsae.mg.gov.br