MINAS GERAIS> “BUSÃO” DA VACINA PASSARÁ POR MUNICÍPIOS MINEIROS LEVANDO VACINA E TESTES COVID-19
Compartilhe
O Governo do Estado apresentou, nessa quarta-feira (16/6), mais uma estratégia para garantir imunização a todos os mineiros. É o ‘Busão da Vacina’, veículo transformado em unidade móvel de saúde para levar vacinas contra várias doenças – entre elas a covid-19 e a gripe – aos mineiros mais vulneráveis. Além da vacinação, o veículo disponibilizará testes rápidos, aferição de pressão arterial e apoio psicossocial.
A Cruz Vermelha brasileira – Filial Minas Gerais, em parceria com o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), será responsável pela execução da logística das viagens do veículo, doado pela Mercedes-Benz e pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para a Cruz Vermelha Brasileira (CVB).
Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, a iniciativa vai contribuir para acelerar a chegada dos imunizantes aos municípios em situação de vulnerabilidade. “Especialmente se considerarmos que a velocidade da vacinação não é a mesma em todas as regiões do estado”, ressalta, referindo-se à heterogeneidade de Minas Gerais, com 853 municípios e cerca de 20 milhões de habitantes.
Estrutura completa
O ‘Busão da Vacina’ conta com estrutura completa para vacinar a população: três salas para aplicação de imunizantes, três mesas para cadastro de cidadãos e testes rápidos, 20 cadeiras para espera e, ainda, duas tendas para cadastros. O veículo permanecerá em Minas Gerais por cerca de 45 dias.
Vacinação em Minas
Já foram mais de 8 milhões de vacinas de covid-19 aplicadas no estado, sendo 5.508.598 da primeira dose e, da segunda, 2.570.620, conforme dados do Vacinômetro da SES-MG de 16/6/2021.
O secretário Fábio Baccheretti destaca, ainda, que conforme o cronograma de envio de vacinas do Ministério da Saúde, a expectativa é de que todo mineiro receba a primeira dose contra a covid-19 até o final de outubro de 2021. “Lembrando a todos a importância de se manter o uso de máscara, cuidados de higienização e distanciamento até que o processo de imunização esteja totalmente concluído”, finaliza.