Notícias

CALENDÁRIO PREVÊ VACINAÇÃO DE TODOS OS MINEIROS ATÉ OUTUBRO DE 2021

Compartilhe

Calendário da vacinação contra covid-19 em Minas prevê 1.ª dose até outubro para todos os mineiros acima de 18 anos

Todos os mineiros acima de 18 anos devem receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 até outubro deste ano. A expectativa é a de que o grupo entre 55 e 59 anos receba a primeira dose ainda neste mês de junho; entre 50 e 54 anos, em julho; de 35 a 49 anos, em agosto; de 25 a 34 anos, em setembro; e de 18 a 24 anos, em outubro. A previsão foi anunciada nesta terça-feira (15/6), pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, em coletiva à imprensa na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O calendário se baseia na previsão de distribuição de doses pelo governo federal.

“A expectativa do Ministério da Saúde é de enviar 38 milhões de doses para todo o país em junho, 35 milhões para julho, 68 milhões para agosto, 62,5 milhões para setembro e 65 milhões para outubro. Diante disso e do histórico de que 10% das doses vem para a Minas, porque a população mineira equivale a cerca de 10% do país, temos essa expectativa por faixa etária da vacinação com a primeira dose em todo o estado”, explicou o secretário de Saúde.

Ele destacou que o calendário da vacinação em Minas depende do cumprimento do cronograma apresentado pelo governo federal, além da velocidade da aplicação por parte dos municípios. Portanto, as datas podem ser antecipadas ou atrasadas, conforme essas variáveis.

“A velocidade da vacinação não é a mesma em cada município do estado e os grupos não têm o mesmo tamanho proporcional. Então, alguns municípios provavelmente começarão a vacinar antes e outros depois (da data prevista). Há a expectativa que ainda em junho alguns municípios consigam vacinar pessoas abaixo de 55 anos, lembrando que estamos condicionados à distribuição pelo governo federal”, afirmou Fábio Baccheretti.

Até o momento, mais de 7 milhões de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em Minas Gerais, sendo que 5.193.899 de mineiros receberam a primeira dose e 2.462.245 foram imunizados com a segunda dose, segundo dados do Painel Vacinômetro da SES-MG. A previsão é que Minas Gerais receba cerca de 4 milhões de doses de vacinas neste mês para dar sequência à imunização, incluindo a primeira remessa dos imunizantes da Jansen, do grupo Johnson & Johnson — que necessita de apenas uma aplicação e possui capacidade de imunização em um prazo de apenas 15 dias.

Pelo cálculo do Governo de Minas, o estado tem recebido cerca de 10% das doses de vacinas distribuídas em todo o país. Dessa forma, pelo cronograma de distribuição do Ministério da Saúde, Minas vai receber cerca de 3,8 milhões de imunizantes em junho, 3,5 milhões em julho, 6,8 milhões em agosto, 6,2 milhões em setembro e mais 6,5 milhões em outubro.

Confira como pode ser a vacinação por faixa etária em Minas Gerais

  • junho: 55 a 59 anos;
  • julho: 50 a 54 anos;
  • agosto: 35 a 49 anos;
  • setembro: 25 a 34 anos;
  • outubro: 18 a 24 anos.

A vacinação de jovens com menos de 18 anos ainda não foi definida pelo Governo federal, de acordo com Baccheretti, de modo que o Governo de Minas ainda não orienta a imunização do grupo.

UBÁ – MG

O município ubaense, segundo dados divulgado pela Prefeitura, informa que mais de 30 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose. O cadastro para vacinação contra a COVID-19, contemplando pessoas de 40 a 59 anos (sem comorbidades) e profissionais de educação básica a partir de 18 anos está aberto no site da Prefeitura (cadastre aqui). O calendário de vacinação segue de 15 a 18 de junho, no Horto Florestal.

**PREFEITURA DE UBÁ INFORMA DATA CORRETA PARA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE VACINA PFIZER.

Erro de informação – provocou inclusão de data no intervalo de 21 dias de forma errada.
 
“Seguindo orientações de notas técnicas emitidas pela Secretaria de Estado de Saúde, a segunda dose da vacina Pfizer deverá ser aplicada com intervalo de 12 semanas. Na ocasião da aplicação da primeira dose, a orientação repassada em reunião por videoconferência foi diferente, por isso os cartões foram preenchidos orientando intervalo de 21 dias.”