Notícias

UBÁ COVID-19>ALGUNS SETORES DA SAÚDE RECLAMAM DE NÃO TEREM SIDO VACINADOS. PREFEITURA RESPONDE QUE SEGUE PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO

Compartilhe
Um movimento pedindo vacina, vem crescendo em Ubá daqueles profissionais, que trabalham na área da saúde, porém, não estariam ligados diretamente a linha de frente no combate a Covid-19. Profissionais das áreas de psicologia, nutrição, raio-x, veterinária, têm procurado nossa redação e questionado os critérios de vacinação. Segundo esses profissionais, colegas de profissão de outras cidades estão recebendo doses da vacina e até mesmo em Ubá há registro de vacinação.
 
Em março de 2021, o  Ministério da Saúde enviou um alerta aos secretários de saúde: é preciso seguir os grupos prioritáriosTrabalhadores de saúde em geral que não atuam diretamente contra a Covid-19 não devem ser vacinados agora.
 
O Programa Nacional de Imunização (PNI) orienta que todos os profissionais de saúde sejam vacinados. Na categoria de profissionais de saúde estão: nutricionistas, terapeutas ocupacionais, biólogos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.
 
 
O QUE DIZ A PREFEITURA DE UBÁ?
 
 
1. Qual o critério adotado pela secretaria de saúde de Ubá para vacinar os profissionais da saúde, que não está na linha de frente?
 
Resposta : O critério adotado sempre foi o Plano Nacional de Imunização. Primeiramente foram vacinados os profissionais de saúde na linha de frente do enfrentamento ao COVID-19 dos Hospitais e demais instituições de saúde que possuem CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Após a vacinação dos mesmos, foram abertas para outros profissionais de saúde que também atuam diretamente com os grupos de risco. Não recebemos vacina suficiente para 100% dos profissionais de saúde de nenhuma categoria, apenas porcentagens que tentamos dividir entre as categorias. Não menosprezamos a importância de nenhuma categoria, porém devemos trabalhar com o que recebemos e com a orientação do Ministério da Saúde. Pelos dados do CNES, Ubá possui apenas 2500 profissionais de saúde. Ainda assim, sabendo da defasagem desse dado, já realizamos 3179 vacinas neste grupo, justamente porque o Comitê entendeu a importância de abrir uma porcentagem para as demais profissões. Todas as doses recebidas que venham para profissionais de saúde são utilizadas nos mesmos, com prioridade nos que estão na linha de frente.
 
2. Quem trabalha na área da saúde, pode comparecer no ponto de vacinação covid, e mediante comprovante de trabalho na área, poderá se vacinar?
 
Resposta- Vários são os profissionais que trabalham na área de saúde e não há vacinas o suficiente para atender a todos neste momento. O Plano Nacional de Imunização garante a vacina a todos, porém não estipula data da aplicação. Temos um calendário com prioridades a ser seguido, que é divulgado no site da Prefeitura. Somente são vacinadas as pessoas que integram público alvo específico daquele dia e local. 
 
Att,
Assessoria de Comunicação
 
 
GRUPO PRIORITÁRIO
 
A Prefeitura de Ubá iniciou nessa terça-feira (11), o pré-cadastro de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades (exceto diabéticos, cardiopatas, renais crônicos em diálise, síndrome de down e cadastrados no BPC), para a vacinação contra a Covid-19. O levantamento será utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde para obter o quantitativo de pessoas a serem vacinadas e organizar a imunização deste grupo.
 
A data para a vacinação deste público ainda será definida e divulgada pela Prefeitura conforme a chegada de novas remessas de doses.
 
 
DISPENSADOS DE CADASTRO
 
 
Pessoas de 55 a 59 anos com Diabetes mellitus (insulino-dependente ou com medicação oral); com Cardiopatias graves (Cardiopatia hipertensiva: com hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, lesões em outros órgãos; síndrome coronariana; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados), com Síndrome de Down, Cadastrados no BPC com deficiência permanente e renais crônicos em diálise não precisam fazer o pré-cadastro, pois já estão recebendo a vacina.