Notícias

TECNOLOGIAS> PROFESSOR ARTUR CAMARGOS LANÇA LIVRO MANUAL PARA AUXILIAR GESTORES E EDUCADORES

Compartilhe
Divulgação

Durante essa Pandemia – os professores do mundo – precisaram buscar a inovação! Muitos, encontraram na tecnologia uma forma de manter o contato com os alunos, porém, a limitação no conhecimento tecnológico, pegou muitos de surpresas.

O professor Arthur Camargo – especialista em aulas EAD e gestão de competências digital – lançou um livro manual para orientar os professores e gestores. O Manual GCDPEB (Gestão de Competências Digitais de Professores de Educação Básica) visa instrumentalizar gestores escolares para atuação como articuladores em escolas de Educação Básica. Segundo o professor,  espera-se que a metodologia apresentada na obra contribua para que Diretores Escolares, Supervisores Pedagógicos, Orientadores Educacionais, Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Básica e outros profissionais da Educação.

1. Qual foi o objetivo de escrever esse conteúdo?

A escrita do Manual GCDPEB teve como objetivo capacitar as equipes gestoras das escolas para a promoção do desenvolvimento profissional docente. A proposta refere-se à formação continuada de professores para a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recurso didático-pedagógico. Trata-se de um tema ainda pouco explorado em muitas instituições de Educação Básica, porém ele apresenta considerável relevância diante do contexto tecnológico que envolve diversos aspectos da vida contemporânea.

2. Acredita que pode melhorar o desempenho do profissional de educação que lê o seu livro?

A proposta do Manual GCDPEB visa justamente aperfeiçoar o trabalho das equipes gestoras de escolas de Educação Básica no que se refere à formação docente continuada para a utilização de TDIC. Professores têm direito ao desenvolvimento profissional e uma das vias para garantir o aperfeiçoamento do trabalho docente é promover situações de formação continuada no local de trabalho, de modo a atender demandas específicas dos professores e das instituições de ensino. Nesse sentido, busca-se provocar um efeito em cadeia a partir da capacitação das equipes gestoras para promoção da formação docente continuada. O resultado será a melhoria da formação discente no contexto da competência geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa competência prevê o desenvolvimento de habilidades para atuação crítica dos estudantes na cultura digital ou cibercultura.

3. Qual emoção está sentindo sobre o lançamento do livro?

Na verdade, sinto um misto de emoções, pois o Manual GCDPEB é fruto dos estudos que tenho desenvolvido no Mestrado em Educação pela Universidad de la Empresa (Uruguai). Em julho de 2017, quando iniciei o curso, percebi que faltava um instrumento para que equipes gestoras de escolas de Educação Básica oferecessem oportunidades de formação docente continuada para a utilização de TDIC como recurso didático-pedagógico. No cotidiano do meu trabalho como professor e orientador educacional, percebi que há profissionais da Educação que necessitam desenvolver competências digitais. Trata-se de uma necessidade oriunda do contexto digital que cada vez mais envolve a vida cotidiana, dentro e fora de escolas. Sinto que cumpro minha missão de promover a melhoria do trabalho didático-pedagógico pela via da formação docente continuada, bem como contribuo para suscitar e/ou ampliar discussões sobre o tema das competências digitais de professores de Educação Básica.

Para compra direta com o autor, os interessados poderão entrar em contato por WhatsApp ou e-mail.
Prof. Arthur Camargo: (32) 9 9140 7270
 arturpcj@yahoo.com.br

https://escolaemcasablog.wordpress.com/author/profarturcamargos/