Notícias

UBÁ> PREFEITURAS TERÃO QUE BUSCAR VACINAS NAS REGIONAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE MINAS

Compartilhe
Romeu Zema Governador de Minas ao lado do Ministro da Saúde Eduardo Pazuello

Publicidade

Governo de Minas Gerais iniciou nesta segunda-feira (18/1) a maior operação de vacinação de sua história. A primeira imunizada contra a covid-19 é a técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos, que há mais de uma década atua no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira. A instituição estadual é referência no tratamento da doença em Belo Horizonte e Minas.
 
Primeira imunizada contra a covid-19 em Minas Gerais foi a técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos

O Ministério da Saúde determinou o envio de 577.480 mil doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan a Minas Gerais neste primeiro lote de vacinas, que permitirão a imunização de cerca de 280 mil pessoas. Há expectativa de novas remessas nas próximas semanas. Ao todo, serão transportadas 383.102 mil doses a partir desta terça-feira (19/1), às 5h.
 
Para que a vacina chegue no menor prazo possível a cada uma das regionais, as Forças de Segurança (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Policia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais e Defesa Civil) auxiliarão os trabalhos, com uso das aeronaves do Estado para garantir celeridade máxima.
 
A expectativa é a de que todas as regionais já tenham recebido o imunizante depois de 24 horas, contadas a partir da chegada dos lotes ao estado. A projeção pode ser alterada conforme as condições climáticas. Vale lembrar que, após a chegada das vacinas nas unidades regionais, caberá aos 853 municípios mineiros buscar as doses.
 
Grupos prioritários
 
Seguindo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados neste primeiro momento os trabalhadores da saúde, entre equipes de vacinação, equipes de instituições de longa permanência e os envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19. Na sequência, serão vacinadas pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, seguida de pessoas com mais de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas. Por fim, a população indígena vivendo em terras indígenas.
 
UBÁ-MG
Há uma previsão que a cidade possa receber cerca de 3 mil doses do imunizante. A vacina que será destinada ao município ubaense, saíra do aeroporto de Juiz de Fora e encaminhado para a GRS/Ubá. Em contato com a secretaria municipal de saúde através da assessoria, os primeiros quer serão vacinados, seguindo o plano nacional de imunização, são os profissionais de saúde que estão na linha de frente.