Notícias

MURIAÉ REGISTRA PRIMEIRO “CASO CONFIRMADO” DE COVID-19.UBÁ SEGUE COM CASOS SUSPEITOS

Compartilhe



Prefeito Grego informou que a medida que permitia a abertura parcial do comércio a partir desta segunda-feira (30) foi revogada

Com informações da Rádio Muriaé.
 
Muriaé entrou nas estatísticas do Estado de Minas Gerais e tem seu primeiro caso confirmado de coronavírus. Trata-se de uma paciente do sexo feminino de 50 anos. A paciente não tem doenças crônicas e apresenta quadro de saúde estável. Ela não precisou ser internada em nenhum momento, permanecendo apenas em isolamento domiciliar e acompanhamento médico.
 
A cidade sai de nível 0 (quando não há casos confirmados) e passa para nível 2 (quando há caso confirmado) de contingência ao Covid-19.
 
Este caso positivado é de transmissão local. Outros três resultados enviados nesse sábado (28) pela Funed testaram negativo. Com isso, o número de casos descartados totalizam 11.
 
Casos em investigação somam-se 58, sendo 24 suspeitos (aqueles que têm amostras coletadas) e de 34 casos em observação (aqueles casos leves de síndrome gripal monitorados pela Atenção Básica). 
 


UBÁ SEGUE SEM CASOS “CONFIRMADO” DE COVID-19

O número de casos suspeitos é de 63. Dezessete (17) resultados foram recebidos, e apontam resultado negativo. Não há nenhum caso confirmado na cidade.  

A Prefeitura permanece realizando o serviço de sanitização em diversos locais da cidade. Vinte funcionários estão empenhados com todos equipamentos de proteção individual necessários, com apoio de um caminhão pipa. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social/Banco de Alimentos, em conjunto com a Secretaria de Educação, fez um levantamento das famílias em vulnerabilidade social (em especial  aquelas que ficarão com maior risco de insegurança alimentar devido à suspensão das aulas) para distribuição de cestas básicas. A distribuição continua sendo realizada. 

Ação do Procon visa coibir abusos no comércio
Fiscais do Procon e de Posturas permanecem em atividade com ações educativas, visando orientar setores do comércio como farmácias, supermercados e lanchonetes acerca de práticas abusivas e também quanto à adoção das medidas de higiene previstas nos decretos municipais. Denúncias são recebidas pelo email: atendimentoprocon@uba.mg.gov.br 
 
Deliberação 01/2020 
Publicada nesta quarta-feira (25) a Deliberação 01/2020, da Comissão Intersetorial de Monitoramento da Situação de Emergência em Saúde de Ubá. O texto estabelece, entre outras medidas, a permissão para funcionamento parcial de algumas atividades industriais de apoio administrativo. Destaca-se que a atividade de produção industrial continua suspensa, conforme Decreto Municipal 6361/20, publicado no dia 22 de março. A Prefeitura orienta que sejam seguidas as orientações da Deliberação. 

 

A Deliberação autoriza o funcionamento de parte da cadeia produtiva das indústrias, desde que adotadas algumas medidas. Estão autorizados a funcionar, nas indústrias, os setores de vigilância; limpeza e manutenção; serviços contábeis, financeiros e de pessoal; carga e descarga de insumos; e manutenção de mecânica. Para adotar ao funcionamento, as indústrias precisarão tomar algumas medidas, entre elas comunicar ao Centro de Referência de Saúde do Trabalhador– CEREST, informando quais setores estarão em funcionamento, além de nomes e cargos dos funcionários em atividade. Além disso, deverão adotar ações de prevenção ao contágio pela COVID-19, como intensificação das ações de limpeza, disponibilização de álcool e equipamentos de proteção individual aos trabalhadores, manter distância mínima de dois metros entre os colaboradores, dentre outras. 

Fiscalização

Unidade Integrada de Fiscalização estará atendendo as demandas de denúncias somente pelo portal http://www.uba.mg.gov.br/ouvidoria.