COVID-19> UBÁ ESTÁ EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA. FAKE NEWS E LINCHAMENTO VIRTUAL PROVOCAM PÂNICO NA POPULAÇÃO
Compartilhe
Desde que foi divulgado de forma oficial pela Secretaria Municipal de Saúde – que duas pacientes – realizaram coletas de provas para exames para o Coronavírus e que estas estariam classificadas como CASO PROVÁVEIS – nas redes sociais e aplicativos de mensagens, uma série de comentários e fotos de possíveis pacientes começaram a circular. Chegaram a criar um grupo de mensagens, colocaram as supostas pacientes neste grupo e iniciaram ameaças e até mesmo a programação de provocar a morte das duas pessoas, jogando contra elas àlcool e em seguida ateando fogo.
Segundo nota de divulgação da Prefeitura de Ubá, O Ministério Público já estaria tomando providências,”…Diante de denúncias de descumprimento de orientação de isolamento domiciliar repassadas pela comunidade através de redes sociais e pelos telefones do setor de epidemiologia, a Prefeitura informa que todos os pacientes de casos suspeitos ou prováveis são orientados quanto ao isolamento domiciliar e outras medidas preventivas a serem adotadas. A Secretaria de Saúde reitera a determinação para que os mesmos acatem integralmente as medidas de acordo com os protocolos oficiais. O Ministério Público já se manifestou acerca destas denúncias, e medidas legais já estão sendo tomadas pelo órgão.”
PREFEITO DE UBÁ DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA.
O decreto 6.356 de 16 de Março declara e estabelece medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento no âmbito Municipal.
Art 1° Fica declarada SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em Saúde Pública no município de Ubá, em razão de rusco epidêmico de doença infecciosa viral respiratória – COVID-19, causada pelo agente Novo Coronavírus.
AUMENTO EM CASOS DE SUSPEITA
O número de casos prováveis permanece o mesmo (2) e o de casos suspeitos aumentou (6). Os 6 casos suspeitos* de residentes na cidade, apresentam sintomas de COVID-19. Foram orientados a fazer isolamento domiciliar e seguem monitorados pela Secretaria de Saúde.
CASOS PROVÁVEIS
As duas pacientes foram orientadas a fazer isolamento social desde domingo, quando procuraram a Secretaria de Saúde informando de sua viagem, conforme determinação do Ministério da Saúde, e foram orientadas a manter-se em isolamento residencial com monitoramento pela Secretaria de Saúde. Foi realizada a coleta de material para exame laboratorial e enviado para o laboratório da FUNED (Fundação Ezequiel Dias). O resultado é aguardado. A Secretária de Saúde já afirmou que pediu celeridade no envio do resultado ao município.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde continua investigando outros dois casos suspeitos. Os exames laboratoriais destes casos foram enviados ao final da tarde dessa segunda-feira (16) à Funed e serão divulgados entre cinco e oito dias úteis.(informações Prefeitura de Muriaé)
PELO BRASIL
Secretarias estaduais de saúde contabilizam 314 infectados em 17 estados e no DF. Último balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 234. Um Homem de 62 anos que tinha diabetes e hipertensão – morreu. A vítima teve os sintomas do COVID-19 no dia 10 de março, sendo internada quatro dias depois, dia 14, e falecendo às 16h03 dessa segunda-feira (16).
RECOMENDAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, nesta terça-feira (17), que as pessoas não usem ibuprofeno para tratar possíveis sintomas de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Além do ibuprofeno, os especialistas também não recomendam o uso de aspirina e corticoides.
SAIBA SOBRE O CORONAVÍRUS ACESSANDO O SITE