Notícias

EM PESQUISA REALIZADA PELA (CNM) – UBÁ É CLASSIFICADA COMO NÍVEL BAIXO DE CONSUMO E CIRCULAÇÃO DE DROGAS NA CIDADE

Compartilhe
PUBLICIDADE

arte Tribuna de Minas

PUBLICIDADE

O Consumo de crack é problema em 87% dos municípios na região.

A circulação e o consumo de drogas, em especial do crack, é um problema que se alastra pelos grandes centros e também pelo interior do país. Dos 143 municípios que constituem a região de planejamento estadual Zona da Mata, 47 responderam ao formulário da CNM(Confederação Nacional de Municípios) Destes, 87,2% acusaram, em menor e maior grau, enfrentarem dificuldades provocadas pela  incidência de tais substâncias ilícitas em seus territórios.

Entre as cidades que participaram do levantamento, sete, admitiram enfrentar grandes dificuldades ao apontar que o nível dos problemas causados pelo consumo e circulação de drogas é alto. São elas: Dona Eusébia, Ewbank da Câmara, Guarani, Manhumirim, Muriaé, Rio Novo e Visconde do Rio Branco. Vinte e um municípios, informaram dificuldades de nível médio e ,13, nível baixo (entre elas UBÁ). Outras seis localidades, disseram que não têm problemas com a circulação e o consumo de drogas: Lamim, Paiva, Porto Firme, Santana de Cataguases, São Sebastião da Vargem Alegre e Volta Grande.

Fizemos contato com a Prefeitura de Ubá sobre os dados fornecidos para o resultado da pesquisa e tivemos a seguinte resposta.

Olá Amarildo, boa tarde. 

Em atenção a sua solicitação, encaminhamos abaixo as respostas do Setor de Coordenação de Saúde Mental.
 
1 – Há números que podem confirmar tal resultado?
 
Em relação ao Mapa Observatório do Crack, esclarecemos que um questionário proposto pela CNM foi enviado ao município e respondido pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Álcool e Drogas, baseado em dados do serviço. Em seguida, as respostas foram encaminhadas à Confederação Nacional dos Municípios, que foi responsável pela compilação dos dados e a classificação feita a cada Município (nível baixo, médio ou alto).


2 – Quais ações são realizadas diariamente e ou programas que são desenvolvidos na cidade?
 
As ações são realizadas através do serviço do CAPS Álcool e Drogas (CAPS II), situado à Rua Coronel Júlio Soares, nº 1000. Lá são trabalhadas as políticas nacionais de combate ao uso de álcool e outras drogas com uma equipe multidisciplinar, de psicólogos, enfermeiros, assistente social, psiquiatras, que atuam 24 horas diariamente no serviço.
 
Atenciosamente, 

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ubá

ACESSE AQUI E SAIBA MAIS

**foto capa ilustrativa