sexta-feira, junho 26, 2026

CANAL DE NOTÍCIAS

JORNAL UBAENSE ONLINE

UBÁ: VEREADORA QUESTIONA DESTINAÇÃO DE DOAÇÕES DA PREFEITURA; SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ESCLARECE PROCEDIMENTO

Um vídeo publicado nas redes sociais pela vereadora Soninha da Policlínica, segundo a representante do legislativo, levantou questionamentos sobre a destinação de doações recebidas pela Prefeitura de Ubá para atender famílias em situação de vulnerabilidade. A publicação mostra um caminhão da administração municipal descarregando alimentos, móveis e eletrodomésticos em um imóvel particular localizado na região central da cidade.

Na gravação, a parlamentar afirma ter recebido uma denúncia acompanhada do vídeo. Segundo ela, as imagens levantam dúvidas sobre a legalidade do procedimento e a transparência na destinação das doações.

“Recebi uma denúncia acompanhada de vídeo na manhã de hoje. Mostrava um caminhão da Prefeitura descarregando itens em um imóvel particular na região central da cidade. O vídeo deixa muitas dúvidas e cria suspeitas de possíveis irregularidades”, afirmou a vereadora.

Ainda, segundo a vereadora Soninha, horas depois ela esteve no local e constatou a presença de cestas básicas, uma geladeira e móveis que, segundo ela, são doações recebidas pelo município em decorrência das enchentes e depositadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A parlamentar ressaltou que o questionamento não é direcionado à instituição que recebe os materiais, mas ao procedimento adotado pela administração municipal.

“Não questiono aqui o Centro e seu trabalho de caridade, e sim a legalidade desses atos da Prefeitura”, declarou. A vereadora também questiona se o Conselho Municipal de Assistência Social tem conhecimento de que o imóvel funciona como ponto de distribuição de itens destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Prefeitura divulga nota técnica.

Após a repercussão do vídeo, a Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, divulgou uma nota técnica esclarecendo como funciona a destinação das doações de alimentos recebidas pelo município.

Segundo a secretaria, todas as doações são encaminhadas ao Banco de Alimentos e distribuídas conforme as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS).

A nota informa que as famílias atendidas são previamente cadastradas e acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), cujas equipes realizam avaliações socioassistenciais e os encaminhamentos necessários, seguindo critérios técnicos estabelecidos pela política pública de assistência social.

Ainda conforme o comunicado, o Banco de Alimentos destina os gêneros alimentícios às entidades socioassistenciais parceiras, responsáveis pela distribuição às famílias atendidas em seus respectivos territórios. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, esse fluxo busca garantir transparência, impessoalidade, equidade e respeito à dignidade das famílias beneficiadas, assegurando que as doações cheguem às pessoas que efetivamente necessitam do auxílio.

Ao final da nota, a pasta reafirma o compromisso com a gestão ética, humanizada e transparente das políticas públicas de assistência social, destacando que todas as ações são pautadas na legalidade, na responsabilidade e no adequado emprego dos recursos e das doações recebidas pelo município.

Até o momento, não há informação oficial de abertura de investigação ou de constatação de irregularidades relacionadas ao caso.