JORNAL UBAENSE ONLINE

QUATRO PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA MORRERAM SOTERRADAS APÓS DESLIZAMENTO DE TERRA

Divulgação

Quatro pessoas da mesma família morreram soterradas após um deslizamento de terra atingir uma casa na zona rural de Eugenópolis na manhã desta terça-feira (10). Desde a última semana, há registro de chuvas fortes nas cidades da Zona da Mata mineira. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros afirmou que o açude ao lado do imóvel havia se rompido. A Defesa Civil, no entanto, explicou que o solo encharcou e cedeu devido ao acúmulo de água.

“O solo já estava muito encharcado e saturado, o que provocou o deslizamento de terra que atingiu a casa dos moradores”, afirmou Jhonatan da Silva Mazoque, coordenador da Defesa Civil de Eugenópolis. Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, um funcionário chegou pela manhã para ordenhar o gado e percebeu que a casa havia sido destruída e tomada pela lama.

EM MURIAÉ, prefeito Marcos Guarino decretou luto oficial de três dias, em razão do falecimento de um morador do bairro Vila Conceição, vítima do deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas registradas na madrugada desta terça-feira (10). O deslizamento ocorreu na região da Vila Conceição, nas proximidades da AABB, onde uma residência foi soterrada, resultando na perda de uma vida. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, sob comando do 2º Pelotão, atuaram por mais de cinco horas em terreno instável durante as operações de resgate.

Além da Vila Conceição, foram registrados impactos em outros pontos da cidade, como a Vila Leite e o bairro Napoleão, além da interdição de vias importantes, incluindo trechos da BR-356. Diante do cenário, o município reforçou o estado de alerta e mobilizou equipes para atendimento às famílias afetadas.

Informações G1/Rádio Muriaé

Governo de Minas se manifesta em solidariedade as vítimas.

Nota à imprensa

 

O Governo de Minas manifesta solidariedade aos familiares e amigos das cinco pessoas que morreram na madrugada desta terça-feira (10/02), vítimas do desabamento de residências na Zona da Mata, atingidas por movimentos de massa decorrentes das fortes chuvas que afetaram a região.

Em Eugenópolis, o encharcamento do solo provocou o desabamento de uma residência na Comunidade do Prata, resultando na morte de quatro pessoas. Em Muriaé, outra edificação cedeu e causou o óbito de um homem. As autoridades atuam nos procedimentos de reconhecimento das vítimas.

As ocorrências foram prontamente atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que atuou nas buscas nos escombros com apoio das Forças de Segurança. Equipes da Defesa Civil Estadual seguem nos municípios em suporte às Defesas Civis Municipais. O Governo de Minas reitera seu compromisso tanto no atendimento às ocorrências quanto na execução de ações estruturantes de prevenção de desastres nos 853 municípios mineiros, conforme o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso, com foco na redução de riscos e na ampliação da proteção à população.

O Estado opera ao nível de situação de perigo — nível operacional vermelho — adotado quando há possibilidade de eventos de maior severidade e desastres de grande impacto, com monitoramento permanente das condições climáticas e envio de alerta à população.

A população deve acionar o CBMMG (193) e a Defesa Civil Municipal (199), com apoio da Defesa Civil Estadual, ao identificar sinais de risco, como alterações estruturais ou trincas em residências.