Compartilhe
Na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, a cidade de Visconde do Rio Branco recebeu uma notícia muito esperada e celebrada por seus habitantes: o fim da cobrança da taxa de esgoto da Copasa. O anúncio foi feito pelo Prefeito Fabinho Antonucci, em uma cerimônia realizada em praça pública, que reuniu centenas de cidadãos em um momento de grande alegria.
A decisão foi possível graças à assinatura de um contrato entre o Executivo Municipal e a Copasa, que resultou na mudança da Agência Reguladora responsável pela fiscalização dos serviços. A antiga Agência Reguladora de Saneamento Básico (Arsae) foi substituída pela nova Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG).
Com a alteração, a população riobranquense deixará de pagar a atual tarifa de 74% sobre o consumo de água destinado ao esgotamento, retornando à tarifa anterior de 30% referente à coleta e transporte de esgoto. A atualização contratual proposta pela Companhia, que vai seguir na prestação de serviços de saneamento no município até 2054. Foram acrescidos mais 7 anos de vigência contratual ao atual do contrato, foi a única medida possível adotada, visto que para o rompimento do contrato, o município teria que pagar uma indenização milionária.
No entanto, a tarifa de esgoto voltará a ser cobrada somente após a conclusão das obras de construção das novas Estações de Tratamento. A mudança foi amplamente comemorada pelos residentes, é o que conta dona Maria Carvalho, moradora do Barreiro.
“… eu fico muito feliz porque já vai ajudar muito. Pra mim R$50 faz muita diferença. Eu gostei da fala.”
Informações e fotos @amarildooliveiranetto