Notícias

PROTESTO DE ALUNOS DA UEMG QUESTIONAM PREFEITO DE UBÁ SOBRE RECURSOS DESTINADO À INSTITUIÇÃO

Compartilhe
Os alunos realizaram manifestação em frente a residência do Prefeito de Ubá/ Fotos Cláudio Oliveira

Na noite dessa quarta-feira, 08/05, protestos foram registrados pelas ruas de Ubá, com alunos e professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) liderando manifestações em frente à sede da Prefeitura e também na residência do Prefeito Edson Teixeira. A causa por trás dessas ações é a exigência por recursos destinados à necessária reforma do prédio da UEMG local.

Alunos e Professores se reuniram em frente à Prefeitura, empunhando cartazes com mensagens como “É greve, porque é grave” e “Educação de qualidade deve ser a luta de toda sociedade”. Entre eles, alunos indignados com as condições precárias do prédio onde ocorrem as atividades acadêmicas, e professores preocupados com a falta de estrutura adequada para o ensino e pesquisa.

GREVE GERAL

A situação na UEMG em Ubá é apenas um reflexo de um problema maior que assola toda a instituição. Recentemente, os professores da UEMG entraram em greve, pressionando o Governador Romeu Zema por melhorias na instituição, incluindo não só a infraestrutura física, mas também reivindicando um reajuste salarial justo. Em contato com a assessoria da Prefeitura de Ubá, foi informado que haverá ainda hoje uma nota à imprensa. A secretaria de estado de educação, ainda não respondeu nosso pedido de informação.

PROMESSA DE INVESTIMENTO DE R$ 7 MILHÕES NA UEMG EM 2016

Em audiência pública realizada em Ubá em abril de 2016, O deputado estadual à época, Dirceu Ribeiro, participou, do Fórum Técnico Plano Estadual de Educação, realizado no município. Participaram do encontro regional, cerca de 150 pessoas, entre professores, estudantes e outros atores da educação. Na ocasião foi divulgado que Governo de Minas iria liberar R$ 7 milhões para a construção do campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Ubá.(saiba mais aqui)