Notícias

ARY, CADÊ VOCÊ? OBRA DE ARTE FOI RETIRADA DA PRAÇA SÃO JANUÁRIO HÁ TRÊS ANOS

Compartilhe
Publicidade
Local de exposição está vazio há três anos

Ary Evangelista Barroso, não tem em Ubá, a importância que lhe é dada em outras partes do Brasil e no mundo. Há entre alguns ubaenses, infelizmente, questionamentos; por que prestar homenagens a esse tal de Ary? O que ele fez para Ubá?

Ary Barrroso, nasceu em  7 de novembro de 1903, em Ubá, e morreu aos 61 anos, em 9 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Apesar de viver pouco, comparado aos idosos de hoje, Ary, fez muito pela cultura brasileira. Foi compositor da canção Aquarela do Brasil, que aos desavisados, é confundido com o Hino Nacional Brasileiro, por que não poderia?

Em sua homenagem foi inaugurada em 2013, na praça São Januário, a estátua denominada “Ary Barroso ao Piano” feita em bronze. No dia 29 de dezembro próximo, completa três anos, que o monumento “Ary Barroso ao piano”, foi retirado do local de exposição. A peça, construída pelo artista plástico Wellington Fernandes, estava sendo alvo de vandalismo. Demorou, mas a prefeitura tomou as providências e retirou a obra de arte para recuperação. 

Após um ano, nossa redação realizou contato novamente com a secretaria de cultura através da assessoria da Prefeitura de Ubá.

**As últimas informações, que a peça estava na secretaria de obras e seria revitalizada em 2023.1 – O ano de 2023, está finalizando, qual razão, a peça não retornou ao local e renovada?2 – Neste momento, qual o estado da peça?3 – A peça já foi reformada? Qual os valores destinados e pagos até o momento?4 – Há previsão de retorno da peça para a Praça São Januário em 2024? Qual mês?5 – É possível autorizar este Jornal ir ao local, realizar registro fotográfico, ou enviar fotos da peça?

Confira a resposta:

Prezado, boa tarde.A previsão é que a escultura “Ary Barroso ao piano” seja restaurada dentro do projeto de revitalização do Paço Municipal e da Praça São Januário. No momento, a escultura, que foi alvo de inúmeros atos de vandalismo enquanto esteve em praça pública, encontra-se desmontada, armazenada em depósito coberto localizado na Secretaria Municipal de Obras.   

 
Atenciosamente, 
Assessoria de ComunicaçãoPrefeitura de Ubá

 

A obra foi vandalizada por meses até a Prefeitura de Ubá tomar a decisão da retirada