Notícias

UBÁ> BANDA 22 DE MAIO COMEMORA 124 ANOS.22 de maio de 1898

Compartilhe

 

A Sociedade Musical 22 de maio foi fundada na data em que lhe deu o nome: 22 de maio de 1898, por um grupo de músicos, tendo à frente o maestro João Ernesto — 1º Regente da Banda, acompanhado por: João Hipólito, pai do músico Verjo Hipólito, também considerado um dos fundadores da banda. Também são considerados fundadores da Banda 22 de maio: Eduardo Marcato — pistonista e avô de Gesualdo Muzzitano – Teófilo Carneiro, Domiciano Carneiro (Neném Carneiro); José Miotto, Francisco Lauria, José Lino dos Santos (Zezé César), Francisco Augusto dos Santos – Major Tito Santos –, entre outros.

Sua primeira Sede Social foi em uma casa velha onde hoje está edificado o prédio do Colégio Sacrè Couer de Marie, na Praça São Januário. Em 12 de fevereiro de 1921, o já presidente da Sociedade Musical 22 de maio, adquiriu um terreno localizado à Rua da União, edificando um prédio com dois pavimentos, onda a parte superior seria a sede própria da Banda e a parte térrea, para uso residencial, visando arrendar para gerar renda própria para manutenção da entidade. Posteriormente, os dois pavimentos foram alugados para residência e uma nova sede, com um pavimento, foi construída ao lado da sede já existente.

O primeiro Maestro da Sociedade Musical 22 de maio foi o músico João Ernesto, que fixo residência em Ubá sendo admitido como Sócio em 5 de maio de 1907. João Ernesto faleceu em 5 de outubro de 1914.

DIAS ATUAIS
Para celebrar o aniversário, os membros da Banda participaram no domingo, 22 de maio, de uma missa na Igreja São Januário, seguido de um desfile até a sede da Banda e de um café da manhã. Durante as comemorações, foi inaugurado com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, um memorial em homenagem à Banda 22 de maio. A visitação está aberta ao público de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h, na sede da Banda, localizada na rua 22 de maio, 73, centro.

A Banda 22 de maio é registrada como Patrimônio Cultural Imaterial de Ubá por meio do decreto 4.739 de 25 de maio de 2008.

Informações Prefeitura de Ubá e Arquivo Histórico de Ubá – Texto editado e adaptado Jornal Ubaense online

22 de maio