Notícias

UBÁ> 60 mil Mortos no Maior Hospício do Brasil – Premiado livro está disponível na Biblioteca Municipal

Compartilhe
Daniela Arbex, autora do premiado livro “Holocausto Brasileiro”. Daniela trabalha há 20 anos no Jornal Tribuna de Minas em Juiz de Fora, onde é repórter especial e tem no currículo mais de 20 prêmios nacionais e internacionais

**Veja entrevista no final da matéria

Holocausto brasileiro é um livro lançado em 2013 da jornalista Daniela Arbex que retrata os maus-tratos da história do Hospital Colônia de Barbacena administrado pela FHEMIG. A jornalista retratou nas 280 paginas através do depoimento de ex-funcionários e pessoas ligadas diretamente ao dia-a-dia do funcionamento do local a situação vivenciada por milhares de brasileiros.

Durante décadas — em especial entre os anos 30 e 60 — milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental, num enorme hospício na cidade de Barbacena. Ali foram torturados, violentados e mortos sem que ninguém se importasse com seu destino. Eram apenas epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, meninas grávidas pelos patrões, mulheres confinadas pelos maridos, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento. 

A Biblioteca Municipal de Ubá detém um acervo de mais de 24 mil livros, composto por obras de literatura, livros didáticos, jornais, revistas, gibis, livros de Ciências Humanas (Autoajuda, psicologia, filosofia) e obras de referência (guias, anuários, enciclopédias), todos provenientes de doação e em ótimo estado de conservação. Para fazer empréstimos de obras na Biblioteca é necessário preencher uma ficha cadastral. O interessado precisa levar 2 fotos 3X4, cópias dos documentos de Identidade, CPF e comprovante de residência. Cada empréstimo tem a duração de duas semanas.

A Biblioteca Municipal está na Praça São Januário — centro — no Fórum Cultural — funcionando em horário comercial

A bibliotecária Rose Flores, divulgou orgulhosa em suas redes sociais, a nova aquisição.