UBÁ> 60 mil Mortos no Maior Hospício do Brasil – Premiado livro está disponível na Biblioteca Municipal
Compartilhe
**Veja entrevista no final da matéria
Holocausto brasileiro é um livro lançado em 2013 da jornalista Daniela Arbex que retrata os maus-tratos da história do Hospital Colônia de Barbacena administrado pela FHEMIG. A jornalista retratou nas 280 paginas através do depoimento de ex-funcionários e pessoas ligadas diretamente ao dia-a-dia do funcionamento do local a situação vivenciada por milhares de brasileiros.
Durante décadas — em especial entre os anos 30 e 60 — milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental, num enorme hospício na cidade de Barbacena. Ali foram torturados, violentados e mortos sem que ninguém se importasse com seu destino. Eram apenas epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, meninas grávidas pelos patrões, mulheres confinadas pelos maridos, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento.
A Biblioteca Municipal de Ubá detém um acervo de mais de 24 mil livros, composto por obras de literatura, livros didáticos, jornais, revistas, gibis, livros de Ciências Humanas (Autoajuda, psicologia, filosofia) e obras de referência (guias, anuários, enciclopédias), todos provenientes de doação e em ótimo estado de conservação. Para fazer empréstimos de obras na Biblioteca é necessário preencher uma ficha cadastral. O interessado precisa levar 2 fotos 3X4, cópias dos documentos de Identidade, CPF e comprovante de residência. Cada empréstimo tem a duração de duas semanas.
A Biblioteca Municipal está na Praça São Januário — centro — no Fórum Cultural — funcionando em horário comercial
A bibliotecária Rose Flores, divulgou orgulhosa em suas redes sociais, a nova aquisição.