Notícias

MPMG RECOMENDA ACABAR COM VENDA DE NARGUILÉ PARA ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE EXTREMA-MG

Compartilhe
Em comparação ao cigarro, a mesma quantidade de narguilé fornece 25 vezes mais alcatrão, 125 vezes mais fumaça, 2,5 vezes mais nicotina e dez vez mais monóxido de carbono.

O MPMG recomendou que eles realizem ação de conscientização nos estabelecimentos em que se observem a venda e oferecimento de espaço de consumo de narguilé e cigarro comum também para adolescentes, para o fim de esclarecer que a prática configura crime, passível de prisão em flagrante delito, além de sujeito a sancionamento civil e criminal.

A campanha de esclarecimento dos comerciantes e da população deve ser feita por mídia impressa e redes sociais, abordando os malefícios do consumo desses itens, sobretudo por adolescentes, valendo-se de dados científicos e jurídicos, esclarecendo-se acerca do caráter criminoso da conduta, quando envolver crianças e adolescentes.

Após orientação e conscientização, deve ser feita fiscalização conjunta nos estabelecimentos para garantir o cumprimento da lei e a cessação da prática, caso persistente. Os órgãos têm 30 dias para responder à Recomendação. 

O QUE É NARGUILÉ?

narguilé, também conhecido como arguile, narguile, narguilê ou shisha, é um tipo de cachimbo de água originário do Oriente Médio, mais especificamente do norte da África e sul da Ásia. De acordo com estudo, quase um terço dos jovens acredita que fumar narguilé é menos perigoso do que fumar cigarros. Mas a verdade é que o narguilé também faz mal e, inclusive, é significativamente pior que o cigarro.

Narguilé faz muito mal

Segundo uma pesquisa realizada pela University of Pittsburgh School of Medicine, em comparação ao cigarro, a mesma quantidade de narguilé fornece 25 vezes mais alcatrão, 125 vezes mais fumaça, 2,5 vezes mais nicotina e dez vez mais monóxido de carbono. Todas essas substâncias são extremamente tóxicas e cancerígenas para o organismo humano.