Notícias

COPASA PEDIU RETORNO DE CORTE DE ÁGUA PARA INADIMPLENTES

Compartilhe
Publicidade

A Copasa propôs voltar a cortar o abastecimento de água para 720 mil famílias mineiras de baixa renda que se enquadram na tarifa social caso esses usuários estejam inadimplentes, ou seja, com o pagamento atrasado. As famílias inscritas no programa têm até 50% de desconto na conta de água. Segundo reportagem do jornal O TEMPO, a Copasa afirma que não pediu para poder voltar a cortar o abastecimento de água, mas que apenas solicitou um cronograma determinando até quando a medida duraria. Nossa redação contactou a empresa, mas até a publicação, não tivemos contato.

MEDIDA DURANTE PANDEMIA

A suspensão do corte no abastecimento de água dos usuários da tarifa social foi determinada pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) em abril de 2020. A agência considerou que a água seria um bem indispensável para a população, principalmente em um contexto de pandemia. Agora, a Arsae confirmou que houve um pedido da Copasa para revogar a suspensão, mas que negou o pleito.

A Copasa propôs voltar a cortar o abastecimento de água para 720 mil famílias mineiras de baixa renda que se enquadram na tarifa social caso esses usuários estejam inadimplentes, ou seja, com o pagamento atrasado. Considerando que Minas Gerais permanece em estado de calamidade pública decorrente da pandemia entendemos que não deve haver cortes no abastecimento de água dos consumidores que são beneficiados pela tarifa social para garantir que pessoas de baixa renda continuem a ter acesso à água.” Divulgou a Arsae.

QUEM PODE TER O BENEFÍCIO?

Segundo o site da Copasa, para se enquadrar na tarifa social deve a família realizar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais e tenha renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo.(Acesse aqui)

UBÁ

Essa mesma Arsae(Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de MG) —  publicou em, 29/06, no Diário Oficial do Estado, a resolução n.º154/2021, que autoriza a Copasa a aplicar aos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário as novas tarifas e regras para o próximo ciclo tarifário (2021 a 2025). Uma nova tarifa de água e esgoto entrou em vigor nas contas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) desde o dia 1.º de agosto. A população ubaense já está pagando um acréscimo de até 70% no valor final da conta de água. Com a mudança na cobrança, municípios com tratamento de esgoto, terão uma redução na tarifa final, porém, cidades que têm apenas coleta e transporte de esgoto, caso de Ubá, não haverá redução e sim reajuste.

Informações de colaboração O tempo