Notícias

CIDADÃO FICA INCOMODADO E ATACA REPÓRTER APÓS SER QUESTIONADO SOBRE LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE UBÁ

Compartilhe

Cidadão Wesley Heleno, ao fundo a vereadora Soninha da Policlínica, realizam plantio de árvores em canteiro de via públicaAPÓS DIVULGAÇÃO DA REPORTAGEM PROJETO FOI INTERROMPIDO

Foi publicado nas redes sociais da vereadora Sônia Ferreira Vidal, nessa quinta-feira, (26/08), vídeos e fotos, em compartilhamento de um cidadão identificado como Wesley Heleno, onde ambos divulgam, um “projeto de plantio” de árvores na Avenida Senador Levindo Coelho — Coab.

Na construção da reportagem, a vereadora informou ao seu ajudante, Wesley Heleno, nossos questionamentos, o que gerou revolta e a produção de um vídeo de ataque ao jornalista Amarildo Oliveira Netto.

No vídeo, Wesley Heleno desafia o profissional e o chama de “burro, ignorante, que é um Bosta”. Em seguida, esbraveja ameaças e diz que Ubá não era o lugar do profissional de imprensa e, aos berros, manda retornar para sua cidade natal.(Video abaixo)

Em contato com a Prefeitura de Ubá através da assessoria enviamos os questionamentos.

 
1 — A secretaria de Meio ambiente, obras e/ou responsável está ciente desse fato?
 
2 — Há autorização da Prefeitura de Ubá, neste fato, de plantio de árvores neste local?
 
3 — Para realizar plantio de árvores em vias públicas é necessário autorização?
 
4 — Há algum recurso público destinado para realização deste plantio?
 
Em resposta a Prefeitura disse:
 
Prezado, bom dia,
 
segue resposta à solicitação acima:
 
A Prefeitura de Ubá informa que não há legislação referente a obrigatoriedade de autorização para plantio de árvores, e sim apenas para ações de corte. Sobre o plantio em questão, não há recurso público empregado, vez que a iniciativa partiu dos cidadãos.
 
Atenciosamente,
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ubá
 
DESCONHECIMENTO DA LEI
 
Apesar da resposta de não existir legislação que seja necessário a autorização de plantio de árvores em via pública  — A Lei 1095 de 17 março 1976 Código de Posturas de Ubá — o artigo 112 prevê:
 
Art. 112.º — O ajardinamento e a arborização das praças e vias públicas serão atribuições exclusivas da Prefeitura.
 
 


O QUE DIZ A VEREADORA SONINHA DA POLICLÍNICA?

Realizamos contato com a vereadora através de aplicativo de mensagens com os questionamentos. A ela, perguntamos sobre a publicação nas suas redes sociais de fotos e vídeo, realizando plantios de árvores próximo a Coab — na Avenida Senador Levindo Coelho.

1. O projeto é da vereadora?

R: O projeto não é meu e do Wesley Heleno fui a convite dele sou do bairro.

2. Há investimento de recursos públicos na compra das árvores, pneus e tintas?

R: Nenhum investimento público trabalho social com o apoio dos comerciantes e moradores que ajudaram a comprar a tinta, pneu ele junta na casa dele para fazer esse trabalho árvores doadas pelo IEF na campanha prato cheio.

3. No vídeo, o cidadão Wesley Heleno diz que a senhora irá buscar recursos para colocar grama no local. Que tipo de ajuda financeira seria?

R: Sim, com certeza iremos tentar ajudar doação ou até mesmo conversar com o secretário de meio ambiente para ser realizado pela prefeitura 

4. Qual tipo de árvores foram plantadas?

R: Tipo de árvores ornamentais como palmeira fênix e mine árvores de murta 

5. A prefeitura autorizou o plantio?

R: O meu entender o plantio além de autorizado, temos que incentivar as pessoas agora se até para plantar árvore tem que ter autorização da prefeitura eu não estou sabendo.

**A vereadora indicou o cidadão Wesley Heleno para outras informações. Antes que fosse realizado o contato, este vídeo, começou a circular pelas redes sociais atacando o jornalista Amarildo Oliveira Netto.

Veja abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=M75z0iK0s-0