Notícias

UBÁ> PREFEITURA AVALIA EXPANDIR HORÁRIO DE VACINAÇÃO CONFORME DEMANDA

Compartilhe

O jornalista Amarildo Oliveira Netto, buscou informações na secretaria municipal de saúde de Ubá, após reclamações da população sobre horários e pontos de vacinação no município. Segundo informações publicadas nas redes sociais da Prefeitura de Ubá, atualmente, o município registra mais de 46 mil doses aplicadas entre primeira e segunda dose. Porém, ainda segundo dados divulgados.

1 – Quantas pessoas ainda não receberam a segunda dose da vacina?

 Até o dia 10/07/2021, receberam a 1.ª dose 43.694 pessoas. Destas, 12.904 receberam também a segunda dose. Cerca de 300 pessoas estão atrasadas para receber a segunda dose. Para estas, estamos fazendo busca ativa através dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) das Unidades Básicas de Saúde. Para as demais pessoas vacinadas com a 1.ª dose, ainda se aguarda o intervalo recomendado pelo fabricante e pelo Ministério da Saúde para aplicação da segunda dose.

2 – Porque o horário de vacinação não é estendido até às 18h?

Conforme o avanço da vacinação, dos novos públicos alvo e do recebimento de doses, vamos adaptando a logística e a demanda de recursos humanos para atender da melhor forma.

3 – A secretaria de saúde entende que as idades que estão sendo vacinadas, segue de forma normal? Poderia acelerar o processo?

Estamos vacinando alguns públicos alvos no momento e também por idade concomitantemente. Vacinamos de acordo com o quantitativo de doses recebidas e de público esperado.

4 – A comunicação de divulgação de datas, horário e local, pode melhorar? Atualmente a divulgação é realizada apenas nas redes sociais oficiais da Prefeitura e replicada pela imprensa. Há planejamento de campanha de divulgação com mídias institucionais sobre datas, públicos, horários e locais?

A comunicação do calendário e dados da vacinação é feita no site institucional do município e replicada em seus canais nas redes sociais. Além disso, contamos com o apoio da imprensa local, tendo em vista tratar-se de informação de utilidade pública. As informações são muito dinâmicas e por isso divulgamos com a maior agilidade possível e precisamos do apoio de todos. As Unidades Básicas de Saúde também informam em suas áreas de abrangência, fazendo até mesmo busca ativa com integrantes de públicos alvo com mais dificuldade de acesso à informação.

5 -Há um parâmetro do público da zona rural, quantas pessoas foram vacinadas?

As Zonas rurais do município de Ubá são cobertas por ESFs. Levamos a vacina até os postos para vacinação, fazemos busca ativa e vacinamos na residência em caso de acamados. Na zona urbana vacinamos também os acamados em domicílio.

6 – O grupo acima de 60 anos, todas as pessoas no município de Ubá cadastradas foram vacinadas?

O quantitativo de idosos de 60 anos ou mais é de 16.950 pessoas. Destas, 15.645 pessoas idosas já foram vacinadas. A vacinação ficou em 92,76%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é acima de 90%. Ainda estamos fazendo busca ativa deste público, mas o maior quantitativo desse público faltoso é de 60 a 65 anos. Deve-se considerar ainda que algumas categorias profissionais, como trabalhadores da saúde, com idade acima de 60 anos, não entram na estatística como idosos e sim como grupo prioritário da saúde. Isso também impacta neste dado sobre cobertura de idosos vacinados.