UBÁ> PREFEITURA DESCONHECE SUPOSTA DENÚNCIA QUE “NÃO QUILOMBOLAS” FORAM VACINADOS NO BAIRRO DA LUZ
Direto da Redacao
Compartilhe
PREFEITURA DESCONHECE SUPOSTA DENÚNCIA QUE “NÃO QUILOMBOLAS” FORAM VACINADOS NO BAIRRO DA LUZ" aria-label="Share on Facebook"> PREFEITURA DESCONHECE SUPOSTA DENÚNCIA QUE “NÃO QUILOMBOLAS” FORAM VACINADOS NO BAIRRO DA LUZ" data-param-url="https://jornalubaenseonline.com.br/2021/04/28/uba-prefeitura-desconhece-suposta-denuncia-que-nao-quilombolas-foram-vacinados-no-bairro-da-luz/" aria-label="Share on Twitter"> PREFEITURA DESCONHECE SUPOSTA DENÚNCIA QUE “NÃO QUILOMBOLAS” FORAM VACINADOS NO BAIRRO DA LUZ https://jornalubaenseonline.com.br/2021/04/28/uba-prefeitura-desconhece-suposta-denuncia-que-nao-quilombolas-foram-vacinados-no-bairro-da-luz/" aria-label="Share on WhatsApp">
Correu em grupos de mensagens de Ubá e nas redes sociais nos últimos dias, supostas fotos, de pessoas tomando doses da vacina em Ubá. Segundo as mensagens dos populares, essas pessoas estariam sendo vacinadas, porque supostamente, estariam ligadas a ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA NAMASTÊ – com sede na Rua José Lourenço da Silva, 310, Bairro da Luz.
Desde o dia 16 de dezembro de 2020, quando o governo federal apresentou o Plano Nacional de Vacinação contra COVID-19, grupos socialmente vulneráveis foram incluídos como prioridade no calendário da imunização. Indígenas, quilombolas e moradores de rua são populações prioritários no calendário da campanha de vacinação.(br.noticias.yahoo.com)
Entre as fotos que circularam nas redes sociais em Ubá – um áudio – de uma pessoa, não identificada, que seria moradora do bairro, comentado com outra pessoa, também sem identificação, que ela e os familiares foram vacinados, de forma fácil e sem burocracia.
**A tonalidade da voz foi alterada porque não fica claro quem é a pessoa. Entretanto, nossa redação teve acesso ao material original.
APERTE O PLAY
O QUE FALA A PREFEITURA DE UBÁ?
Em contato com a secretaria de saúde do município, tivemos as seguintes respostas.
1. O Quilombo Namastê é reconhecido oficialmente pelo município como associação?
Sim, a Associação é reconhecida pelo Governo Federal e pela Associação Comunitária ou Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais – N’ Golo. Possui CNPJ: 10.582.040/0001-42, sediada na Rua José Lourenço da Silva, 310, Bairro da Luz, Ubá -MG. A presidente da Associação é Maria Luiza Marcelino.
2. Qual critério adotado para o envio da vacina para a associação?
As doses das vacinas foram enviadas pela SES para o público-alvo que reside na comunidade Quilombola.
3. Quantas doses e qual vacina foram disponibilizadas?
Foram disponibilizadas para o público-alvo da Comunidade Quilombola 440 doses da vacina AstraZeneca (Fiocruz), tipo: Vírus SARS Cov-2 Inativado.
4. Qual critério foi adotado para saber quem poderia ser vacinado?
A Secretaria Municipal de Saúde buscou informações junto ao IBGE, CadÚnico, ESUS/PEC e levantamento junto aos movimentos sociais para confirmação da existência da Comunidade Quilombola no Município de Ubá, que é representada pela Associação Quilombola Namastê. O cadastro dos quilombolas foi apresentado pela Associação, através de sua presidente e advogada.
5. A secretaria de saúde está acompanhando o processo de cadastramento?
Após consolidar os dados recebidos através dos cadastros na Associação Quilombola Namastê, a Secretaria Municipal de Saúde incluiu este público na lista de imunização contra a COVID-19.
6. A secretaria de saúde recebeu denúncia de pessoas que, supostamente, não pertencem à associação e foram vacinadas?
Até o momento não existe nenhuma denúncia formalizada sobre a vacinação dos membros da Comunidade Quilombola Namastê.
Obs.: A vacinação aconteceu no dia 12/04/2021, na sede da Associação Quilombola Namastê e no dia 26/04/2021, na Escola Estadual Governador Valadares -Quilombola, localizada à Rua Milton Basílio, 100 – Bom Pastor, Ubá – MG. Foram vacinadas 414 pessoas, restando ainda 26 doses que serão aplicadas posteriormente.
**Realizamos contato com a Presidente da associação –MARIA LUIZA MARCELINO DA SILVA – até o momento não tivemos retorno.