Correu em grupos de mensagens de Ubá e nas redes sociais nos últimos dias, supostas fotos, de pessoas tomando doses da vacina em Ubá. Segundo as mensagens dos populares, essas pessoas estariam sendo vacinadas, porque supostamente, estariam ligadas a ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA NAMASTÊ – com sede na Rua José Lourenço da Silva, 310, Bairro da Luz.
Desde o dia 16 de dezembro de 2020, quando o governo federal apresentou o Plano Nacional de Vacinação contra COVID-19, grupos socialmente vulneráveis foram incluídos como prioridade no calendário da imunização. Indígenas, quilombolas e moradores de rua são populações prioritários no calendário da campanha de vacinação.(br.noticias.yahoo.com)
Entre as fotos que circularam nas redes sociais em Ubá – um áudio – de uma pessoa, não identificada, que seria moradora do bairro, comentado com outra pessoa, também sem identificação, que ela e os familiares foram vacinados, de forma fácil e sem burocracia.
**A tonalidade da voz foi alterada porque não fica claro quem é a pessoa. Entretanto, nossa redação teve acesso ao material original.
APERTE O PLAY
O QUE FALA A PREFEITURA DE UBÁ?
Em contato com a secretaria de saúde do município, tivemos as seguintes respostas.
1. O Quilombo Namastê é reconhecido oficialmente pelo município como associação?
Sim, a Associação é reconhecida pelo Governo Federal e pela Associação Comunitária ou Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais – N’ Golo. Possui CNPJ: 10.582.040/0001-42, sediada na Rua José Lourenço da Silva, 310, Bairro da Luz, Ubá -MG. A presidente da Associação é Maria Luiza Marcelino.
2. Qual critério adotado para o envio da vacina para a associação?
As doses das vacinas foram enviadas pela SES para o público-alvo que reside na comunidade Quilombola.
3. Quantas doses e qual vacina foram disponibilizadas?
Foram disponibilizadas para o público-alvo da Comunidade Quilombola 440 doses da vacina AstraZeneca (Fiocruz), tipo: Vírus SARS Cov-2 Inativado.
4. Qual critério foi adotado para saber quem poderia ser vacinado?
A Secretaria Municipal de Saúde buscou informações junto ao IBGE, CadÚnico, ESUS/PEC e levantamento junto aos movimentos sociais para confirmação da existência da Comunidade Quilombola no Município de Ubá, que é representada pela Associação Quilombola Namastê. O cadastro dos quilombolas foi apresentado pela Associação, através de sua presidente e advogada.
5. A secretaria de saúde está acompanhando o processo de cadastramento?
Após consolidar os dados recebidos através dos cadastros na Associação Quilombola Namastê, a Secretaria Municipal de Saúde incluiu este público na lista de imunização contra a COVID-19.
6. A secretaria de saúde recebeu denúncia de pessoas que, supostamente, não pertencem à associação e foram vacinadas?
Até o momento não existe nenhuma denúncia formalizada sobre a vacinação dos membros da Comunidade Quilombola Namastê.
Obs.: A vacinação aconteceu no dia 12/04/2021, na sede da Associação Quilombola Namastê e no dia 26/04/2021, na Escola Estadual Governador Valadares -Quilombola, localizada à Rua Milton Basílio, 100 – Bom Pastor, Ubá – MG. Foram vacinadas 414 pessoas, restando ainda 26 doses que serão aplicadas posteriormente.
**Realizamos contato com a Presidente da associação –MARIA LUIZA MARCELINO DA SILVA – até o momento não tivemos retorno.