Compartilhe
Conforme a reportagem do G1/zonadamata – A Prefeitura Municipal de Carangola iniciou, na última semana, uma sindicância administrativa para averiguar denúncias recebidas a respeito do kit merenda enviado aos alunos das redes públicas municipal e estadual na cidade.
Mães de alunos relatam a falta de critério da entrega dos kits, dado que nem todos os alunos recebem os produtos. Além disso, a qualidade dos alimentos entregues tem sido questionada, já que foram encontrados bichos e datas de validade apagadas.
Aline Paiva é integrante do Conselho Municipal de Saúde e tem dois filhos matriculados na rede pública. Segundo ela, em 2020, todos os alunos recebiam cesta básica com alimentos em boa quantidade e qualidade para consumo. Já em 2021, após mudanças na gestão municipal, passou a ser distribuído o “Kit Merenda”, porém, com novos critérios de distribuição.
“Entrei em contato com a creche em fevereiro para saber como iria ser a distribuição deste ano. Na segunda quinzena de março avisaram que a distribuição do kit merenda ia acontecer somente para os alunos que possuíssem bolsa família então eu e muitas outras famílias não receberam nada até agora”, relatou.
No que diz respeito à Sindicância Administrativa realizada iniciada na última semana, Aline foi convocada e os alimentos trocados, mas de acordo com ela, sem explicações.
O que diz a Prefeitura
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Carangola para saber como é a distribuição dos chamados “kit merenda”. Veja abaixo na íntegra:
G1: Quais alimentos (e a quantidade) são enviados neste kit?
Prefeitura: Dois quilos de arroz, dois quilos de açúcar, um quilo de feijão, um litro de óleo, um quilo de fubá, um pacote de macarrão e uma caixa de leite.
G1: Quem tem direito?
Prefeitura: Todos os alunos matriculados nas redes estadual e municipal de ensino.
G1: É um envio mensal?
Prefeitura: Sim.
G1: Esse kit é disponibilizado pela Prefeitura ou Governo do Estado?
Prefeitura: Através de recursos do Programa de Nacional de Alimentação Escolar e da Prefeitura Municipal de Carangola.
G1: Em 2020, eram enviados mais alimentos do que agora, em 2021? Houve alguma redução? Se sim, por quê?
Prefeitura: A Prefeitura de Carangola segue, na gestão vigente, trabalha embasada na legislação que determina o valor por aluno e também de acordo com o nosso orçamento.
G1: Todos os alimentos enviados estão no prazo de validade?
Prefeitura: A Prefeitura de Carangola informa que uma Sindicância Administrativa foi instaurada para averiguar as denúncias.
Victória Jenz, G1 Zona da Mata