Ícone do site JornalUbaenseonline

UBÁ>LISTA COM SUPOSTOS “FURA FILA DA VACINA” NA GERÊNCIA DE SAÚDE DE UBÁ É DIVULGADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS(ALMG)

Compartilhe
LISTA COM SUPOSTOS “FURA FILA DA VACINA” NA GERÊNCIA DE SAÚDE DE UBÁ É DIVULGADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS(ALMG)" aria-label="Share on Facebook">LISTA COM SUPOSTOS “FURA FILA DA VACINA” NA GERÊNCIA DE SAÚDE DE UBÁ É DIVULGADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS(ALMG)" data-param-url="https://jornalubaenseonline.com.br/2021/03/18/ubalista-com-supostos-fura-fila-da-vacina-na-gerencia-de-saude-de-uba-e-divulgado-pela-assembleia-legislativa-de-minas-geraisalmg/" aria-label="Share on Twitter">LISTA COM SUPOSTOS “FURA FILA DA VACINA” NA GERÊNCIA DE SAÚDE DE UBÁ É DIVULGADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS(ALMG) https://jornalubaenseonline.com.br/2021/03/18/ubalista-com-supostos-fura-fila-da-vacina-na-gerencia-de-saude-de-uba-e-divulgado-pela-assembleia-legislativa-de-minas-geraisalmg/" aria-label="Share on WhatsApp">

*foto capa ilustrativa

ABERTURA DE INVESTIGAÇÃO

A CPI dos “fura-filas” vai investigar possíveis irregularidades na campanha de vacinação contra à Covid-19 em Minas. Na lista de investigados, estão o ex-secretário estadual de saúde e servidores da pasta, lotados em BH e nas regionais de saúde do interior. Até o momento, duas listas, que somam os nomes de cerca de dois mil e 600 servidores, foram entregues pelo governo aos deputados, mas nem todos que tem o nome na lista teriam furado a fila dos grupos prioritários definidos pelo ministério da saúde

Segundo reportagem do O TEMPO, esses servidores foram vacinados pelas prefeituras dos locais onde trabalham e residem. De acordo com a SES, esses servidores do interior foram vacinados conforme as campanhas de vacinação e critérios de cada município.

Funcionários das GRS – Juiz de Fora; Ponte Nova e Ubá estão na lista.

Em contato com a Gerência Regional de Saúde tivemos a seguinte resposta:

“Ubá, 18 de março de 2021
Em resposta ao jornal Ubaense OnLine, a Gerência Regional de Saúde de Ubá ratifica que não recebeu, até o momento, nenhuma notificação do Ministério Público ou da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) acerca de suspeitas quanto à vacinação contra a Covid-19 em parte dos servidores da unidade, aplicada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ubá. Mesmo sem ter nenhuma acusação formal a ser respondida, a ALMG publicou uma lista em que elenca o nome dos servidores da pasta que foram imunizados. Destaca-se que a divulgação dos nomes não é uma afirmação de irregularidade. Diante do exposto, afirmamos que os servidores da SES/MG que trabalham na Gerência Regional de Saúde de Ubá não realizaram nenhum ilícito ou “furou-fila”, como, infelizmente, a reportagem deu a entender em sua manchete, visto que nenhum servidor da GRS Ubá que está na referida lista está em Tele-Trebalho, todos estão em trabalho presencial na GRS Ubá e são elegíveis para serem imunizados, conforme a legislação que ordena a aplicação por grupos prioritários, sendo elas listadas abaixo.

Conforme consta no Plano Nacional de Imunização, quem executa a vacinação é o município, sendo assim, TODAS as doses que chegam a GRS Ubá são repassadas para os 31 municípios que compõe a jurisdição da unidade. Sendo assim, quem vacinou os 36 servidores listados, de modo gradual, foi a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Ubá, no local e horário estabelecido pela SMS de Ubá, sem nenhum privilégio.

Ressaltamos ainda, que praticamente metade dos servidores da URS Ubá, até o momento, não foram imunizados, pois, hora estão de Teletrabalho, ou estão de férias ou no momento são servidores com menor exposição. A imunização dos servidores da URS Ubá se faz importante e é endossada na legislação vigente, pois os servidores realizam trabalhos no território, como por exemplo, apoio e liberação de novos leitos clínicos e de UTI, distribuição de vacinas contra COVID-19, distribuição de testes rápidos e teste de RT-PCR contra COVID-19, capacitações e alinhamentos com os municípios para o enfrentamento da Pandemia, vistorias em ambientes hospitalares, entre outras atribuições que são inerentes aos sérvios de gestão e coordenação do SUS. Cabe destacar que a URS Ubá, através de reuniões periódicas (semanais), da Sala de Situação Regional (URS Ubá), conforme consta em ata; elencou e categorizou os servidores em: mais expostos, com exposição intermediária e pouco exposto, dando mais fluidez e respaldo técnico para a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá.

Por último, destacamos que, os servidores da URS Ubá, começaram a ser imunizados a partir do final da terceira remessa de vacina, em consonância com os critérios estabelecidos pela Secretária Municipal de Saúde de Ubá. A URS Ubá se solidariza e presta as condolências para as famílias e vítimas da COVID-19, e reforça que a missão da URS Ubá é SALVAR VIDAS. Hora nenhuma a GRS Ubá se furtou da sua missão, muito pelo contrário, os servidores estão em campo, no combate à Dengue, como temos município com epidemia de Dengue, no apoio as vítimas de enchentes, junto com os 31 municípios estamos buscando recursos financeiros, habilitações de leitos, lutando por mais vacinas para o nosso território, fornecendo insumos nessa guerra contra a COVID-19 e em tantos outros serviços que fazem o SUS da região funcionar.

Desde já, agradecemos pela atenção dispensada e nos colocamos a disposição para mais esclarecimentos.
Cordialmente,”

CONFIRA A LISTA DA GRS/UBÁ

Acesse a lista completa aqui

Sair da versão mobile