UBÁ> VANDALISMO CONTINUA CONTRA MONUMENTO DE ARY BARROSO NA PRAÇA DE SÃO JANUÁRIO. EXISTE UMA CÂMERA DE VÍDEO APONTANDO PARA À PEÇA
Compartilhe
Ary Barroso nasceu em Ubá no dia 7 de novembro de 1903 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 9 de fevereiro de 1964. A escultura, de autoria do artista plástico Wellington Fernandes, foi feita em bronze e é composta de um piano e um banco com a estátua do compositor sentado. A inauguração aconteceu no dia 16 de novembro de 2013, na Praça São Januário. Na ocasião o neto de Ary Barroso, Márcio Salomão Barroso, falou: “eu acho que a sociedade ubaense está prestando uma grande homenagem com esta estátua, através do nosso prefeito e eu achei uma ideia muito bonita, digna e muito merecedora.”
A estátua denominada Ary Barroso ao Piano, foi inaugurada pelo prefeito Vadinho Baião, pelo vice prefeito Dr. Eduardo Vieira Marcelo, pela presidente da Câmara Municipal, Vereadora Rosângela Alfenas, pelo vice prefeito de Belo Horizonte da administração 2009/2012, Roberto Carvalho e pelo neto do Ary, Dr. Marcio Salomão Barroso. (fonte:uba.mg.gov.br)
ATOS DE VANDALISMO
Mesmo sendo apontado uma câmera de segurança 24 horas para à estátua, ações de vandalismo não tem sido impedidas. O desleixo e falta de interesse por parte do poder público municipal também mostra que cuidar da nossa História e memória não parece ser um compromisso de parte dos ubaenses.
Em entrevista ao jornalista Amarildo Oliveira Netto – o prefeito de Ubá Edson Teixeira Filho, disse, que provavelmente o monumento será recolhido e recuperado, destacou ser difícil manter o controle.