Notícias

#ENTREVISTAS> CABO RÔMULO RESPONDE PERGUNTAS DA REDAÇÃO

Compartilhe
Cabo Rômulo e seu Vice Carlos Alberto

 

A redação do site Jornal Ubaense online – com responsabilidade editorial – do jornalista Amarildo Oliveira Netto – enviou aos oito candidatos que irão disputar às eleições municipais para o cargo de Prefeito, 10 perguntas, dando uma oportunidade do eleitor ubaense de conhece-lós. Como combinado na carta convite, as entrevistas serão publicadas de acordo com o retorno das respostas.

A segunda entrevista respondida será do Cabo Rômulo.

CABO RÔMULO – PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO – PTC – 36

1 – CONTE DE FORMA RESUMIDA SUA HISTÓRIA DE VIDA. (MÁXIMO 20 LINHAS).

Nascido em 11/11/1983 na cidade de Ubá, sou o segundo filho de uma família com três irmãos. Com 4 anos de idade meus pais se separaram tendo minha mãe ficado com a responsabilidade de cuidar dos 3 filhos. Devido as dificuldades financeiras tivemos que morar com parentes tendo que em um espaço pequeno ser abrigado várias pessoas da mesma família. Estudei sempre em colégios públicos, sendo acompanhado e fiscalizado de perto pela senhora Lurdinha, minha mãe, a qual devo a satisfação de ter concluído os meus estudos.

Em meio as dificuldades tinha de dividir a tarefa de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, sendo que aos 15 anos de idade iniciei os trabalhos em uma fábrica de móveis, por onde continuei trabalhando até meus 21 anos de idade. Sempre tive sonho de ser dono de um próprio negócio, tentando primeiramente instalar uma pequena fabriqueta de estofados no terreiro de minha casa.

Não obtendo sucesso, com o acerto de direitos trabalhistas em uma fábrica de estofados investi em uma loja de antena parabólica e acessórios por onde permaneci por quase 2 anos e devido a inadimplência de alguns clientes tive que encerrar as atividades e optei por estudar em casa e concorrer a alguns concursos públicos, obtendo êxito em ser aprovado no concurso PMMG no ano de 2007, onde após conclusão do curso técnico em segurança pública me formei soldado da PMMG e hoje no ano de 2020 me graduei Cabo PMMG. No ano de 2017 ingressei no curso de direito na Fagoc e em 2020 me ingressei no curso de Gestão Pública pela Unopar.

2 – POR QUE DISPONIBILIZOU SEU NOME PARA DISPUTAR O CARGO DE PREFEITO?

Após as eleições de 2018, por acreditar que a renovação deve ser mantida, iniciamos os trabalhos para o lançamento de um nome do meio empresarial para concorrer ao cargo de prefeito municipal e após a negativa deste nome, optei por me colocar a disposição, pois dentre os pré-candidatos que eram mencionados, não havia nenhuma novidade. Após alguns desacordos partidários, consegui uma sigla que abrigasse meu nome e após uma convenção fui lançado candidato a prefeito de Ubá.

3 – QUAL SUA AVALIAÇÃO SOBRE OS ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO NO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL?

Vemos que diminuiu os escândalos, porém não acabou, prova disso são as recentes operações da Polícia Federal culminaram na prisão de secretários e afastamento de Governador de Estado. Contudo, não podemos deixar de observar que no âmbito do Governo Federal, não mais se ouviu falar de corrupção, sendo que nos Estados e Municípios, também temos observado que teve uma leve redução de casos apesar de uso indevidos de recursos públicos para o combate a pandemia. As recentes interpretações do STF sobre prisão em segunda instância e a soltura de alguns condenados por corrupção, tem deixado uma sensação de impunidade, mas os órgãos de fiscalização tem se empenhado para o combate dessa prática abominável.

4 – A EDUCAÇÃO MUNICIPAL É DE RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA DE UBÁ. O QUE PRETENDE FAZER PARA AMPLIAR OU MANTER OS MILHARES DE ALUNOS E ALUNAS NA REDE MUNICIPAL E RECEBER ENSINO DE QUALIDADE? (LEMBRANDO QUE ESTAMOS EM UMA PANDEMIA)

Faz parte do nosso plano de governo a ampliação das escolas e contratação de material humano para melhorarmos as condições de trabalho dos professores e de ensino de alunos e devido à situação pandêmica que nos encontramos, eu como gestor, avaliaria a condição da propagação da doença em nosso Município e adotaria as recomendações do ministério da saúde e OMS, mantendo total alinhamento com os governos Federal e Estadual, visando sempre a preservação da vida e saúde dos alunos e professores.

5 – HÁ EM UBÁ NESTE MOMENTO, MUITAS OBRAS INACABADAS. SE ELEITOR FOR, O QUE PRETENDE FAZER?

Dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, sendo que os prazos estabelecidos no ato de assinatura de contrato, seriam cobrados na íntegra, para não vivenciarmos situações como a da avenida Cristiano Roças, que se encontra intransitável por quase 2 anos. Cobraria também uma maior celeridade por parte das empreiteiras na conclusão das obras, pois o que notamos é varias obras em andamento e pouco equipamento humano sendo empregado nelas, o que acarreta atrasos e estenderia o mesmo empenho nas obras da área central, para os bairros, distritos e zona rural do Município.

6 – UM DOS GRANDES PROBLEMAS DE UBÁ É O TRÂNSITO, PRINCIPALMENTE NO CENTRO DA CIDADE. QUAL SUA PROPOSTA PARA MELHORIAS NESTA ÁREA?

Implantar o estacionamento rotativo, contratação de pessoal para trabalhar na fiscalização de trânsito municipal, através da Guarda Municipal, concluir o anel rodoviário, para retirarmos o trânsito de veículos pesados do centro da cidade. Nos horários compreendidos entre 06:00h às 07:00h e de 17:00 às 18:00h, proibir o trânsito de veículos pesados no centro e principais avenidas da cidade, visando a proteção dos trabalhadores das fábricas de móveis e estudantes.

7 – UMA DAS AFLIÇÕES DA POPULAÇÃO UBAENSE É A FALTA DE ÁGUA. HÁ NO SEU PLANO DE GOVERNO PROJETOS QUE PREVÊ MELHORIAS NESTA ÁREA?

Sim, pelo fato de ter independência em minhas decisões, poderei cobrar da empresa Copasa, o fiel cumprimento dos serviços que constam na assinatura do contrato, buscando a revisão da cobrança da taxa de esgoto, serviço esse que ainda não está sendo operado, porém está sendo cobrado em nossa cidade. Somos privilegiados por receber um grande volume de chuva, contudo, essa água em abundância não é aproveitada. Acredito e me empenharei para que seja avaliado a possibilidade de se construir e reaproveitar essa água da chuva, que paralelo aos riachos que abastecem nosso município, resolveria de vez a questão de desabastecimento de água em nossa cidade.

8 – UBÁ NÃO POSSUIU 100% DE COBERTURA DE ATENDIMENTO MÉDICO. O QUE SEU PLANO DE GOVERNO FALA DE MELHORIAS NESTA ÁREA?

Consta em meu plano de governo a ampliação do conselho municipal de saúde, fortalecendo e democratizando o controle social no território de saúde do município. Manter equipes de atendimento do ESF (estratégia de saúde da família) com cobertura de 100%, expandindo os atendimentos em conjunto com todos os programas preconizados pelo ministério da saúde. Ampliar as ações de saúde na área rural do município. São essas ações dentre outras que contam em meu plano de governo para atingir 100% de cobertura na saúde.

9 – O TRANSPORTE URBANO EM UBÁ RECEBE MUITAS RECLAMAÇÕES. NO SEU PLANO DE GOVERNO O QUE É PROPOSTO PARA MELHORAR A VIDA DA POPULAÇÃO QUE PRECISA DIARIAMENTE USAR O COLETIVO URBANO?

Criar através da concorrência, uma melhor oferta nos serviços de transporte público. Uma cidade com mais de 100 mil habitantes, é necessário haver a contratação de pelo menos 2 empresas distintas para oferta do mesmo serviço, fato que ocorrerá durante o mandato do próximo prefeito, que se for eu o eleito, com certeza haverá o cumprimento do que foi citado em epígrafe, visando sempre uma melhor prestação de serviço a população.

10 – VOCÊ TEM AQUI A OPORTUNIDADE DE FALAR COM O ELEITOR. PORQUE NÓS UBAENSES DEVEMOS VOTAR EM VOCÊ?

Primeiramente, por que não sou político, não tenho nenhum vínculo com políticos, possuo uma ficha limpa, sou de origem humilde, conservador e respeito os valores familiares. Não tenho conchavo nem rabo preso a político e empresariado, o que me garantirá independência para nomear meu secretariado pelo critério técnico, visando sempre o compromisso com o povo de Ubá, nunca com “algumas” pessoas do município. Apesar de nunca ter sido administrador público, acredito, que com a formação de um bom grupo de trabalho, poderei realizar um excelente serviço a população ubaense. Influenciado por minha carreira como Policial Militar, irei combater de forma rígida, a corrupção e tendo como inspiração o trabalho do prefeito de Colatina-ES, Sergio Meneguelli, irei doar o melhor de mim a toda população de Ubá, sempre sob os cuidados de Deus.

***

Acesse aqui o Plano de Governo do candidato

TSE