Notícias

Ubá Eleições 2020>A partir de hoje(31 de agosto) acontece as convenções partidárias.O TSE autorizou que as convenções sejam feitas de forma virtual até 16 de setembro.

Compartilhe
PUBLICIDADE

Começa hoje, segunda-feira (31), o prazo para as convenções partidárias que definirão candidatos às eleições municipais deste ano. Até 16 de setembro, as legendas precisarão eleger internamente a nominata de postulantes aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito, caso haja chapa majoritária.

A grande mudança neste ano nos procedimentos burocráticos que envolvem a confirmação das candidaturas é a possibilidade das convenções serem realizadas de forma online.

Em função da pandemia, a resolução 23.623 (do Tribunal Superior Eleitoral – TSE) autorizou os partidos a realizarem as convenções de forma virtual. É uma autorização, mas é uma faculdade que os partidos têm. Se quiserem fazer presencial não tem problema, mas necessário verificar as exigências sanitárias do município. Além da possibilidade de realização dos encontros online, a digitalização também se ampliará aos processos de encaminhamento de documentação e registro dos candidatos à Justiça Eleitoral. Caso, por exemplo, do livro-ata (registro elaborado após a convenção), até então encaminhado de modo físico ao cartório. Neste ano, ao invés de escritas, as informações das definições partidárias poderão ser preenchidas digitalmente no CANDex, módulo externo do Sistema de Candidaturas da Justiça Eleitoral obrigatoriamente utilizada pelos partidos.

Na cidade carinho pelos (09) nomes foram apresentados como pré-candidatos para o cargo de Prefeito. Duas chapas já estão definidas.

Cargo de Prefeito e Vice  – Professor Salomão e Professor José Damato (PSD); Prefeito e Vice – Rômulo Silva e Carlos Alberto Coelli (PTC).

Ainda esta semana é possível que pelo menos mais duas chapas sejam apresentadas.