DIRETÓRIO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES EMITE NOTA DESTACANDO ATAQUES AOS PROFISSIONAIS DA IMPRENSA DE UBÁ
Compartilhe
Profissionais da Imprensa têm sofrido ataques verbais e físicos nos últimos anos. Porém estes ataques estão crescentes e cada vez mais violentos.
Uma equipe da TV Integração foi agredida em maio na cidade de Barbacena, durante a gravação de uma reportagem.
A repórter e o cinegrafista estavam na Rua Santos Dumont, no Bairro São José, quando um indivíduo de camisa vermelha parou o carro e começou a agredir verbalmente os jornalistas. Em seguida, ele avançou sobre o repórter cinematográfico Robson Panzera e tomou o equipamento de gravação e reagiu à tentativa do jornalista de recuperar o material.
O agressor foi identificado como Leonardo Rivelli, empresário e dono de uma empresa do ramo alimentício na cidade. Ele foi preso e levado para a delegacia para prestar depoimentos.
A Polícia Civil informou que o empresário pagou fiança de R$ 1 mil e foi liberado no fim da tarde. Ele vai responder pelos crimes de dano qualificado e lesão corporal.
Ataques verbais em Ubá.
Os jornalistas Amarildo Oliveira Netto e Carlos Roberto Sodré, foram citados em grupos do comércio de Ubá. Nas mensagens são destinadas palavras que os profissionais teriam dito – “foram meter o pau na carreata”(sic). As mensagens seguem propondo o boicote comercial a Rádio Educadora.
Em outro grupo o nome do jornalista Amarildo Oliveira Netto – foi escrito que o profissional teria classificado de “baderneiros” os manifestantes e representantes do comércio local.
Até o momento o autor das mensagens teve apenas o nome identificado.
Os dois profissionais falaram ao vivo dos ataques no Jornal Em dia com a notícia e deixaram claro que não há uma posição contraria ou favorável as manifestações – e destacou o convite que já havia sido feito aos organizadores para participarem de entrevistas na emissora.
“É válido destacar que uma imprensa livre é requisito primordial em
uma sociedade democrática, uma vez que o direito de obter informações verdadeiras é fundamental.”