DIVINÉSIA PODE SER UMA DAS CIDADES EXTINTAS COM NOVA PROPOSTA DO GOVERNO FEDERAL
Compartilhe
Às vésperas de um ano de eleições municipais, o governo Jair Bolsonaro (PSL) propõe fundir municípios pequenos e com baixa arrecadação, além de restringir a criação de novas prefeituras. A proposta consta na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo, entregue nessa terça-feira (5) ao Congresso Nacional.
Segundo Waldery Rodrigues, secretário especial de Fazenda, 1.254 municípios se encaixam nessas condições hoje e seriam incorporados a cidades vizinhas a partir de 2026. Isso representa quase um em cada quatro municípios do Brasil —22,5% do total de municípios brasileiros (5.570), segundo os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
EXTINÇÃO DE CIDADES
Cidades conhecidas e relativamente próximas a Ubá – caso seja aprovado a proposta – entrariam no processo de extinção e deixariam de ser municípios.
Brás Pires – 4.577; Dores do Turvo – 4455; Itamarati de Minas – 4.340; Tabuleiro – 3.991; Santana de Cataguases – 3856; Divinésia – 3.446; São Sebastião da Vargem Alegre – 2.990