Notícias

22 de Março – DIA DA ÁGUA – EM UBÁ POPULAÇÃO SOFRE COM A FALTA

Compartilhe

 Imagine uma quantidade de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por 250 anos. Essa reserva existe, está localizada na parte brasileira da Amazônia e é praticamente subutilizada. Até dois anos atrás, o aquífero era conhecido como Alter do Chão. Em 2013, novos estudos feitos por pesquisadores da UFPA (Universidade Federal do Pará).

Segundo a pesquisa, o aquífero possui reservas hídricas estimadas preliminarmente em 162.520 km³ –sendo a maior que se tem conhecimento no planeta.(uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/03/21/maior-aquifero-do-mundo-fica-no-brasil-e-abasteceria-o-planeta)

A data do dia 22 de Março foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

  1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. (calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-agua/
Foto ilustrativa – Ribeirão Ubá

Em Ubá – a cidade sofre com poucos recursos hídricos e boa parte do seu abastecimento vem de poços artesianos. A empresa que fornece água tratada para à população é a Copasa.

A empresa do estado está no Município a 40 anos e teve o contrato renovado por mais 30. A população sofre e têm reclamado diariamente da qualidade da água que é fornecida e dos constantes cortes de abastecimento. 

A utilização consciente e principalmente o uso racional, são fatores importantes para evitar que este bem tão precioso mas que, finito, possa sempre está disponível.

Neste dia da ÁGUA, faça um reflexão da importância que precisamos dar a este líquido.

Mas fica aqui também nossa cobrança as autoridades que possam cuidar e zelar com carinho, porque quando acabar…será para todos!