FEMUR 2026: A MAIOR FEIRA DE MÓVEIS DE MINAS GERAIS É ABERTA COM PARTICIPAÇÃO DE QUASE 5 MIL PESSOAS NO PRIMEIRO DIA
A FEMUR 2026 – Feira de Móveis de Minas Gerais foi aberta oficialmente na tarde desta segunda-feira, 26 de janeiro, no auditório do Intersind – Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá. No primeiro dia, a feira recebeu 4.622 visitantes.
A solenidade reuniu autoridades locais e regionais, representantes do setor produtivo, forças de segurança, vereadores e lideranças políticas. Durante os pronunciamentos, foi destacada a relevância do polo moveleiro de Ubá para a economia do estado e do país, além do papel da FEMUR na integração entre indústria, comércio, serviços e outros segmentos da economia regional.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, não participou presencialmente, mas enviou uma mensagem em vídeo aos participantes, desejando bons negócios aos expositores e visitantes.
O deputado estadual Vitório Júnior participou da abertura e mencionou a atuação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Comissão de Desenvolvimento Econômico, na formulação de projetos voltados à redução de entraves e ao fortalecimento da cadeia produtiva do setor moveleiro. Também presente, o deputado estadual Noraldino Júnior afirmou que a feira apresenta a capacidade produtiva da região e defendeu maior atenção do poder público para ampliar oportunidades de crescimento do polo moveleiro.
O deputado federal Reginaldo Lopes destacou os efeitos da reforma tributária para o setor moveleiro de Ubá. Segundo ele, o novo modelo busca eliminar a guerra fiscal e a tributação em cascata, com impacto direto na competitividade das indústrias.
Representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Cabo Rominho, falou sobre a parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Ex-trabalhador do setor moveleiro, ele afirmou que o apoio às empresas locais reflete na geração de emprego, renda e melhorias urbanas. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá (Aciubá), Elias Ricardo Coelho, destacou o reconhecimento de Ubá como polo moveleiro e apontou a feira como parte do desenvolvimento econômico e social do município. Segundo ele, os produtos, empresas e tecnologias apresentados demonstram a integração da cadeia produtiva.
O presidente do Intersind, Gilberto Coelho, informou que foram realizadas intervenções na estrutura do pavilhão para atender ao crescimento da feira, incluindo manutenção, implantação de climatização e construção de um novo hall de entrada. Ele ressaltou que esta é sua primeira edição da FEMUR à frente da entidade.
Após a solenidade, autoridades e convidados seguiram para o pavilhão, onde foi realizado o corte da fita, marcando oficialmente o início da FEMUR 2026 e das atividades da feira.
