FISCALIZAÇÃO 2025 NA ZONA DA MATA RECUPEROU QUASE 600 MIL KWH INFORMA ENERGISA
A Energisa Minas Rio segue firme no combate às irregularidades na rede elétrica, garantindo mais segurança e qualidade no fornecimento. Em 2025, as ações de fiscalização realizadas pela empresa resultaram na recuperação de aproximadamente 600 mil quilowatts-hora (kWh) — energia suficiente para abastecer aproximadamente cinco mil residências por um mês.
Durante esse período, foram realizadas mais de sete mil inspeções na área de concessão, identificando 263 situações que comprometiam a rede elétrica e a segurança da população. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Energisa em manter um sistema justo e eficiente, evitando, prejuízos que impactam todos os consumidores.
Além de garantir a qualidade do serviço, o combate às irregularidades contribui para reduzir riscos como sobrecarga na rede e acidentes graves. Essas práticas ilegais podem até causar falta de energia em serviços essenciais, como hospitais, escolas e postos de saúde, colocando em risco o funcionamento de atividades fundamentais para a comunidade. O furto de energia também faz a conta de luz ficar mais cara para todo mundo. Isso acontece porque a energia roubada gera prejuízos que acabam entrando nos custos do sistema elétrico. Pela lei, parte desse gasto é dividida entre todos os consumidores na hora de calcular a tarifa. Ou seja, quando alguém faz uma ligação irregular, além de colocar a comunidade em risco, ainda faz com que quem paga em dia acabe pagando mais. Por isso, combater o furto de energia é importante para garantir justiça e proteger o bolso de todos.
“Somente profissionais autorizados e treinados podem realizar intervenções na rede elétrica. Alterar medidores ou fazer ligações diretas é crime e pode causar acidentes graves, como choques e incêndios”, alerta Luciano Cunha, coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa Minas Rio.
Furtar energia é crime — denuncie!
O furto de energia é caracterizado pelo desvio direto da rede elétrica, sem autorização da concessionária e sem registro do consumo. Já a fraude ocorre quando há manipulação intencional dos medidores para reduzir ou eliminar o valor real da conta.
A Energisa reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais:
- Site: energisa.com.br
- Aplicativo Energisa On (disponível para Android e iOS): energisa.com.br/energisaon
- Telefone: 0800 032 0196
