UBÁ E REGIÃO: JUSTIÇA DECRETA PRISÃO PREVENTIVA DE 25 INVESTIGADOS POR ATUAÇÃO DO COMANDO VERMELHO NA ZONA DA MATA MINEIRA
A Justiça de Minas Gerais decretou a prisão preventiva de 25 pessoas investigadas por integrarem a facção criminosa Comando Vermelho. A decisão atendeu a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e integra a segunda fase da Operação Meetinghouse. Os mandados foram cumpridos na quinta-feira, 15 de dezembro, nos municípios de Tocantins, Ubá, Além Paraíba e Rio Pomba, em Minas Gerais, e na cidade do Rio de Janeiro. Duas pessoas apontadas como lideranças do grupo em Minas Gerais foram presas em território fluminense.
As investigações apuram a atuação de organização criminosa vinculada ao Comando Vermelho, com incidência na Zona da Mata mineira, especialmente nas regiões de Tocantins, Ubá e Rio Pomba. Segundo o MPMG, os investigados são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídios e outros crimes.
Os trabalhos são conduzidos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional Zona da Mata, em conjunto com a Promotoria de Justiça Criminal de Ubá, o Gaeco do Ministério Público do Rio de Janeiro e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A Justiça também determinou a indisponibilidade de bens dos investigados, como forma de atingir a estrutura financeira utilizada nas atividades ilícitas.
Primeira fase da operação
A primeira fase da Operação Meetinghouse foi deflagrada em novembro do ano passado. Na ocasião, foram apreendidas 444 porções de cocaína, 41 pedras de crack, 31 porções de maconha, uma barra de maconha, dois revólveres calibre 32, um simulacro de arma de fogo, 62 munições de calibres diversos e três bombas artesanais. Também foram recolhidos 25 aparelhos celulares, um tablet, um notebook, cinco câmeras, quatro gravadores de vídeo digital, dois rádios comunicadores portáteis, quatro balanças de precisão, materiais para embalagem de drogas e cerca de R$ 10 mil em dinheiro. A Justiça determinou a indisponibilidade de dois imóveis, e um veículo foi apreendido.
Informações MPMG
