JORNAL UBAENSE ONLINE

ROMEU ZEMA CONSEGUE PRIMEIRA APROVAÇÃO PARA PRIVATIZAR COPASA

 

Divulgação/ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na manhã desta terça-feira (2/12/25), o projeto que autoriza o governo estadual a iniciar a privatização da Copasa. A votação ocorreu em meio a protestos no plenário e críticas da oposição ao texto enviado pelo governador Romeu Zema (Novo).

O projeto permite que o Estado deixe o controle da companhia por meio da venda de ações ou de operações que reduzam sua participação. A Copasa passará a seguir o modelo de corporation, no qual nenhuma participação isolada concentra o poder de decisão.

Os deputados aprovaram o substitutivo apresentado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. O novo texto reuniu alterações feitas ao longo da tramitação e acrescentou uma regra para os funcionários da empresa: após o término do período de estabilidade, o governo poderá remanejá-los para outras estatais ou sociedades de economia mista.

A estabilidade de 18 meses para os empregados do quadro permanente não constava na proposta inicial e foi incluída durante as discussões no Legislativo. Com 68 deputados presentes, a votação em primeiro turno terminou com 50 votos favoráveis e 17 contrários. Por se tratar de um projeto que exige quórum qualificado, eram necessários 48 votos para a aprovação.

Informações ALMG.