UBÁ É UMA DAS 30 CIDADES DE MINAS EM RECEBER A INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ATENDIMENTO INTEGRADO(UAI)

O município de Ubá está entre as 30 cidades mineiras que receberão uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) por meio do Programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25/9) pelo Governo de Minas, em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
A formalização ocorreu com a assinatura de um termo que oficializa a implantação das novas unidades, que serão viabilizadas com recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC). Segundo o governo estadual, a captação dos recursos — cerca de R$ 10,8 milhões — foi realizada em agosto de 2024 pela Secretaria de Estado de Casa Civil, por meio do Programa Juntos por Minas. O montante será destinado à compra de mobiliário, equipamentos e sinalização visual das novas estruturas.
Uai Compartilha
O modelo do Programa UAI Compartilha, criado em 2019, prevê que os municípios participantes se responsabilizem pela estrutura física, operação e contratação de pessoal das unidades. Em contrapartida, a Seplag-MG oferece suporte técnico e capacitação, assegurando a padronização e a qualidade dos serviços prestados.
Para o presidente do Fundo, o promotor de Justiça Glauber Sérgio Tatagiba do Carmo, “o projeto UAI Compartilha – que é a expansão do número de Unidades de Atendimento Integrado para o interior do estado – é uma forma de atender milhares de cidadãos e consumidores mineiros que estão longe das grandes cidades, centralizando, em um mesmo espaço, serviços como emissão de documentos, requerimento de benefícios, serviços de trânsito e de direito do consumidor”, disse.
As UAIs oferecem atendimento padronizado e ágil em diversos serviços, como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), recuperação de conta Gov.br, além de serviços de trânsito relacionados a habilitação e veículos.
Com a inclusão de Ubá no programa, a expectativa é ampliar o acesso da população a serviços essenciais, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades e fortalecendo a rede de atendimento público na região da Zona da Mata.
Nas redes sociais, o Prefeito de Ubá, Professor José Damato Neto, comemorou a conquista.